UEMA divulga locais de prova do PAES 2021

Provas serão aplicadas nos dias 4 e 5 de julho e mais de 43 mil candidatos estão inscritos.
Em 28/06/2021 14h26 , atualizado em 01/07/2021 18h55 Por Giullya Franco

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Crédito da Imagem: Rafael Carvalho/Assessoria de Comunicação Institucional da UEMA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) divulgou nesta segunda-feira, 28 de junho, os locais de prova do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2021.

Acesse os locais de provas

Após os adiamentos por conta da pandemia, a UEMA vai aplicar as provas nos dias 4 e 5 de julho e os candidatos serão divididos em dois grupos, de acordo com os cursos.

O PAES tem 43.956 inscritos. Dos candidatos, 23.685 farão as provas no primeiro dia e os outros 20.271 no segundo dia. Veja como os grupos foram divididos:

4 de julho: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Física, Química, Engenharia de Pesca, Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Enfermagem, Medicina, Zootecnia, Educação Física, Ciências Naturais e Tecnologia em Alimentos.

5 de julho: Letras em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, Letras em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Letras em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas, Pedagogia, Música, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Comercial, História, Geografia, Engenharia Florestal, Tecnologia em Agronegócios, Tecnologia em Gestão Ambiental, Ciências Sociais e Filosofia.

As provas serão aplicadas das 13h às 18h, nos campi da UEMA em São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda, Codó, Coroatá e São Bento e nos campi da UEMASUL de Imperatriz, Açailândia e Estreito.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h e os candidatos devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência, levando documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta fabricada em material transparente.

Biossegurança

Para a realização das provas no período de pandemia a UEMA vai disponibilizar álcool gel 70% em vários pontos dos locais de prova e vai manter afastamento mínimo de dois metros entre mesas e cadeiras individuais. Haverá aferição da temperatura e as salas terão ocupação máxima de 40% da capacidade.

O candidato deverá usar máscara de proteção facial, manter o distanciamento social, levar sua própria garrafa, transparente e sem rótulo, devidamente abastecida com água e só poderá consumir alimentos secos durante a realização da prova.

Mais: Veja todo o protocolo de biossegurança da UEMA

Provas

As provas do PAES serão aplicadas em etapa única e serão compostas por 44 questões objetivas e uma redação. Veja a divisão:

  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Língua Espanhola): 12 questões
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia, Sociologia): 16 questões
  • Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Matemática, Física, Biologia, Química): 16 questões

Vagas e Resultado

Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

As vagas são distribuídas entre o Sistema Universal e o Sistema Especial de Reserva de Vagas. Veja como é feita a divisão das vagas especiais:

10% - estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas que cursaram o ensino médio em escolas públicas
5% - pessoas com deficiência
20% - candidatos negros

Medicina e Direito são os cursos mais concorridos da seletiva. As duas primeiras posições ficaram com Medicina, em Caxias com 153,48 candidatos por vaga, e em Imperatriz com 135,88 candidatos por vaga. O curso de Direito, em São Luís, ficou em terceiro lugar, com 36,8 candidatos por vaga.

Veja a concorrência completa

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 6 de agosto.

Para mais informações acesse o Site da UEMA ou consulte o Manual do Candidato.