UFMG disponibiliza relação candidato/vaga para Processo Seletivo 2009

Em 25/09/2008 14h42 , atualizado em 25/09/2008 16h06 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou nesta quinta, 25, a relação candidato/vaga do Processo Seletivo 2009.

Entre os cursos oferecidos pela UFMG, Medicina é o mais concorrido: 31,49 candidatos/vaga. O curso de Engenharia Ambiental, oferecido pela primeira vez, ocupa a segunda posição entre os cursos mais disputados, com 22,5 candidatos/vaga. Engenharia Química aparece em terceiro lugar, com 21,78 candidatos/vaga.

Veja a lista completa

Os índices divulgados referem-se apenas a 5.880 vagas oferecidas em 63 cursos, já que as inscrições para Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas continuam abertas até o dia 2 de outubro.

A UFMG recebeu 63.249 inscrições, destas 2.367 são treineiros. Assim, as 5.880 vagas oferecidas em 63 cursos serão disputadas por 60.882 candidatos. O número geral de candidatos/vaga, excluídos os treineiros, foi de 10,23.

Entre os candidatos, 24.260 optaram pelo Programa de Bônus e, destes, 14.643 se autodeclararam negros ou pardos. Para concorrer efetivamente a este programa, o candidato, que no ato da inscrição fez a opção, deve enviar à Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), até esta sexta-feira, 26, cópia dos documentos escolares exigidos. A relação dos candidatos contemplados com o Programa de Bônus será divulgada antes da realização das provas da 1ª etapa pela internet.

Provas

Este ano haverá mudanças no processo seletivo da UFMG, como a redução do número de questões na 2ª fase. Agora as provas terão de duas a seis questões mais uma redação, de acordo com o curso. Também não haverá mais teste de aptidão para o curso de Artes Visuais, mas apenas as provas de habilidades, aplicadas nos dias 23 e 24 de novembro. Estas provas só serão corrigidas se o candidato for aprovado na 1ª fase.

No vestibular de 2009 serão oferecidos 16 novos cursos, além da oferta de quatro cursos em período noturno, antes só oferecidos pela manhã. Os cursos são: Administração, Análise de Sistema e Serviços de Saúde, Aqüicultura, Arquivologia, Ciência de Alimentos, Ciência do Estado e Governança Social, Cinema de Animação e Artes Digitais, Design, Design de moda, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Gestão Pública, Licenciatura do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena. Essas mudanças significam um aumento de 1.236 vagas na instituição.

Veja a lista de leitura obrigatória do Vestibular da UFMG

Por Gabriele Alves