O Provão Paulista, nova modalidade de ingresso ao ensino superior no estado de São Paulo, foi lançado nesta segunda-feira (10) pelo governador Tarcísio de Freitas.
A avaliação será aplicada a estudantes da rede pública estadual paulista do ensino médio.
Cerca de 13 mil vagas serão oferecidas em instituições de ensino superior estaduais para o ano letivo de 2024.
"O que mais motiva a gente nessa missão é poder dar vazão aos sonhos das pessoas e fazer com que sonhos se realizem. Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissional, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais possível e que vocês alcancem esse sonho".
Tarcísio de Freitas - Governador do Estado de São Paulo
A cerimônia de lançamento da avaliação pelo governo estadual foi realizada ontem (10) no Palácio dos Bandeirantes.
Estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, os secretários estaduais Renato Feder (Educação), Vahan Agopyan (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais), Lais Vita (Comunicação), os reitores Pasqual Barretti (Unesp), Carlos Carlotti Junior (USP) e Tom Zé (Unicamp), a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o presidente da Univesp, Marcos Borges.
Confira: USP irá ofertar 1,5 mil vagas pelo Provão Paulista
O que é o Provão Paulista?
O Provão Paulista é o novo exame seriado do estado de São Paulo que irá disponibilizar vagas em universidades públicas para estudantes do ensino médio da rede pública paulista de ensino.
A avaliação seriada é aplicada ao longo dos anos do ensino médio. Isso quer dizer, que todo ano do ensino médio os estudantes podem fazer a prova e acumular pontos para o ano final, que dará direito ao aluno disputar uma vaga na universidade.
Poderão participar dessa prova apenas estudantes do ensino médio regularmente matriculados em escolas públicas de todo o estado de São Paulo.
A primeira edição do Provão Paulista oferta 13 mil vagas nas cinco instituições participantes para o ano letivo de 2024. Neste primeiro ano devem participar apenas estudantes do terceiro ano do ensino médio.
A prova deve ser aplicada em novembro deste ano e contará com questões objetivas e uma redação.
Leia também: Como funcionam os vestibulares seriados
Quais universidades participam do Provão Paulista?
Veja abaixo quais as instituições que irão ofertar vagas por meio do Provão Paulista:
-
Universidade de São Paulo (USP);
-
Universidade Estadual Paulista (Unesp);
-
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
-
Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp);
-
Faculdades Tecnológicas do Estado de São Paulo (Fatecs).
Provão Paulista
Veja o vídeo institucional sobre o Provão Paulista: