Prazo para confirmar dados do ProUni é prorrogado

Em 04/07/2008 12h12 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O MEC (Ministério da Educação) prorrogou o prazo para que os estudantes pré-selecionados em 1ª chamada pelo ProUni (Programa Universidade Para Todos) confirmem seus dados nas instituições. O prazo, que terminava hoje (04), foi estendido até a próxima terça-feira, 08 de julho, sem nenhum motivo específico, segundo o MEC.

A confirmação deve ser feita na própria instituição para a qual o estudante conseguiu a bolsa do ProUni. Na ocasião, o bolsista deve levar documentos que comprovem sua situação financeira e a conclusão do ensino médio em escola pública, para que sua bolsa seja garantida.

Próximas chamadas

O MEC (Ministério da Educação) divulgou que 39% das bolsas oferecidas neste semestre não foram preenchidas pelos pré-selecionados em 1ª chamada. Isso quer dizer que, das 119.529 bolsas disponíveis, 46.623 ficaram ociosas, sendo disponibilizadas para as próximas chamadas de pré-selecionados.

Segundo a Sesu (Secretaria da Educação Superior), o maior motivo para a sobra de tantas bolsas foi a não comprovação de renda de alguns pré-selecionados. As bolsas ficaram ociosas pois muitos selecionados possuíam renda maior que a permitida para a concessão do benefício.

Destas bolsas restantes, 2.676 (6%) são integrais (100% de desconto), mas 2.610 delas são para modalidade graduação à distância. Os cursos que tiveram os maiores números de bolsas remanescentes foram os de administração, ciências contábeis, pedagogia, turismo e economia.

Outras duas convocações para confirmação dos dados ainda serão feitas, a 2ª chamada no dia 14 de julho e a 3ª no dia 24 do mesmo mês. A 3ª está sujeita à existência de vagas ociosas após o período de confirmação de dados da 2ª chamada, que acontecerá de 14 a 18 de julho.

ProUni

O ProUni é um programa do Governo Federal que, numa parceria com universidades e outras instituições de ensino superior particulares, oferece bolsas universitárias para pessoas que estudaram em escola pública e que não tenham condições de pagar uma graduação.

No total, 208.181 pessoas se inscreveram para as 119.529 bolsas oferecidas pelo MEC em parceria com instituições de ensino superior privadas neste semestre. Destas bolsas, 47.006 são integrais (100% de desconto na mensalidade durante todo o curso), 42.270 são parciais (50% de desconto) e 30.253 são complementares (25%).

Saiba mais:
Conheça melhor o ProUni.
Tire suas dúvidas sobre o Enem.


Por Camila Mitye