MEC pode romper contrato com consórcio responsável pelo Enem

Em 05/10/2009 18h02 Por Thiago Ribeiro

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Brasília - O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, se reunirá no fim da tarde de hoje (5) com os representantes do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A expectativa é que, depois do encontro, seja anunciado o rompimento do contrato com o Connasel.

Caso o Ministério da Educação (MEC) desfaça o contrato com o consórcio, que é formado pelas empresas Consultec, Funrio e Instituto Cetro, um contrato emergencial deverá ser assinado para a realização da prova. Agumas empresas com larga experiência em concursos, como Cespe e Cesgranrio, já foram contactadas.

Outra possibilidade é que o MEC assuma a realização do exame com ajuda de parceiros como os Correios, para a logística e distribuição das provas, e a Polícia Federal e a Força Nacional para os procedimentos de segurança.

Até agora, o MEC já pagou ao consórcio cerca de R$ 30 milhões, referente a um terço do total do contrato.

Também se reúnem nesta tarde o ministro da Educação, Fernando Haddad, e reitores de universidade federais. O objetivo da conversa é tentar conciliar o calendário de vestibulares com a nova data do Enem para que os estudantes não tenham que optar por um processo seletivo. Secretários de educação também participam da reunião.

Veja Também:
04/10: Polícia Federal já identificou responsáveis por vazamento de prova do Enem
04/10: Data do Enem deve ser anunciada na terça-feira
02/10: Confira a prova do Enem 2009 que seria aplicada neste fim de semana
01/10: MEC cancela prova do Enem 
Blog Interativo: O que você achou da atitude do MEC de cancelar a prova do ENEM?
Por que fazer o Enem? 
Ainda tem dúvidas sobre o Enem 2009? Nós respondemos!


Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil