O Edital do Enade 2023 foi divulgado hoje, 26 de maio. O documento saiu na editoria do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação aplicada anualmente a estudantes de cursos superiores de instituições de ensino públicas e privadas.
O teste, aplicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como objetivo avaliar as notas de alguns alunos que estão cursando o ensino superior e, em seguida, obter dados sobre o cenário do ensino superior.
Cada ciclo avaliativo (edição) do Enade é aplicado para um grupos de cursos. No caso do Enade 2023, os cursos que serão avaliados são aqueles que integram o Ano 1 do Ciclo Avaliativo.
No Enade 2023, serão avaliados 22 cursos de graduação. Entre as áreas, destacam-se carreiras de Engenharias e da área de saúde. Também serão analisados seis cursos tecnológicos como, por exemplo, Agronegócio.
Quem pode participar do Enade 2023?
Podem participar do Enade 2023 os concluintes dos cursos de graduação escolhidos nesta edição, desde que tenham integralizado pelo menos 80% da carga horária do curso ou os que devem concluir o curso até julho de 2024.
Também podem ser convocados ingressantes que tenham feito até 25% da carga horária do curso.
Datas Enade
-
Inscrições: 27 de junho e 31 de agosto.
-
Provas: 26 de novembro
-
Resultado: 10 de setembro de 2024
Provas do Enade
As provas do Enade 2023 serão formadas por questões objetivas e discursivas.
=>Parte de formação geral: 10 questões, sendo uma discursiva e nove questões objetivas, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
=>Componente Específico de cada Área de Avaliação: 30 questões, sendo uma discursiva e 29 questões objetivas
Conforme o Edital, a nota do Enade 2023 será o resultado da média ponderada entre as notas das partes da Formação Geral, com peso de 25% e do Componente Específico, com peso de 75%.
Para mais detalhes, acesse o Edital.