Especialista comenta sobre a importância da educação financeira durante os estudos

Organização e planejamento nas finanças fazem a diferença durante os estudos da graduação
Em 15/12/2022 17h10 , atualizado em 15/12/2022 17h12 Por Lucas Afonso

Cédulas e moedas de dinheiro
Consolidar uma educação financeira contribui para evitar atrasos nas mensalidades e problemas com a inadimplência
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Entrar no ensino superior e se formar é uma realização importante para muitas pessoas. As oportunidades no mercado de trabalho estão cada vez mais concorridas, e a exigência pela formação é um fator importante para garantir o emprego.

Aqueles que se formaram em algum curso de graduação possuem salários mais altos em relação aos que possuem o ensino médio completo ou que não concluíram essa fase dos estudos.

Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que a remuneração dos formados no ensino superior é, em média, 144% maior. O levantamento foi feito em 46 países.

O processo de formação envolve diferentes fatores e exige dos graduandos diferentes tipos de habilidades, disciplina e organização. Para aqueles que pagam pelas mensalidades em faculdades e universidades privadas, as finanças é uma área que precisa de um cuidado maior.

A inadimplência é uma realidade na vida de jovens brasileiros, atingindo 8,7% no Brasil, segundo a Pesquisa de Inadimplência no Ensino Superior Privado, do Instituto Semesp. 

Educação financeira

Buscar a consolidação de uma educação financeira é uma preocupação que o estudante deve ter antes mesmo da escolha do curso, de acordo com o Felipe Chanes, head de controladoria do Pravaler.

“O primeiro passo a ser dado é planejar como utilizar o dinheiro para ficar em dia com as mensalidades. Para isso, o ideal é fixar um limite de gastos mensais, e comprar conscientemente, de acordo com suas possibilidades, como forma de garantir que não faltem recursos durante a trajetória acadêmica. Se você toma consciência de onde quer chegar, fica mais fácil e motivador fazer escolhas que podem resultar em economia de dinheiro”

Felipe Chanes - Head de controladoria da Pravaler

É necessário, segundo o especialista, adaptar a rotina com os gastos. Chanes defende que é preciso ter em mente o orçamento e os compromissos estabelecidos, bem como evitar custos que não são essenciais.

Para além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Felipe cita também a possibilidade de financiamentos privados que podem ser interessantes para os estudantes. Ele comenta que alguns não contam com a necessidade da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que pode ser solicitado em qualquer período do ano, tanto para cursos presenciais quanto aos do ensino à distância.

O planejamento é uma estratégia fundamental ao longo dos estudos. Destacar o que é prioridade e anotar o que se gasta para ter um panorama das suas finanças são dicas para contribuir nesse processo.

Saiba mais: o Fies vale a pena? Confira vantagens e desvantagens do programa de financiamento do governo federal