Gabarito corrigido do Enem 2009 é divulgado

Em 07/12/2009 15h46 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, Inep, divulgou hoje, 07, o gabarito oficial do Enem 2009, já com as correções dos erros encontrados na versão publicada ontem. O gabarito errado chegou a ficar 6h postado no site do Inep, até ser retirado.

Veja o gabarito do 1ª dia
Confira as respostas do 2º dia


O Vestibular Brasil Escola está fazendo a resolução comentada da prova azul em tempo real. Confira aqui!

Abstenção

Como já era previsto, o número de faltantes bateu recorde na edição deste ano. Cerca de 1,5 milhão de estudantes não compareceram aos locais de prova, o que significa uma abstenção de 39,5%. Em 2008, foi de 27,3%.

As salas vazias são justificadas pelo cancelamento da nota do Enem 2009 na pontuação de vários vestibulares do Brasil, como o da Fuvest, responsável pelos exames de seleção da Universidade de São Paulo, USP. Se o exame do Ministério da Educação (MEC) não fosse adiado devido ao vazamento das provas, certamente teríamos a maior participação registrada.

As chuvas também atrapalharam a chegada de vários alunos. Nos municípios de Brejetuba e Ibatiba, no Espírito Santo, o alugamento de algumas áreas impediu que as provas fossem realizadas no último final de semana. Deste modo, os alunos destas cidades farão os exames nos dias 5 e 6 de janeiro, mesma data dos presidiários.

Veja também:
06/12: Segundo dia de provas do Enem é tranqüilo no Rio
06/12: Para MEC, primeiro dia do Enem transcorreu com tranquilidade

Por Adriano Lesme