Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2022/1 do IFSuldeMinas

Processos seletivos oferecem mais de 3.500 vagas em 78 cursos técnicos e superiores.
Em 17/09/2021 17h55 , atualizado em 17/09/2021 17h56 Por Adriano Lesme

Campus de Muzambinho do IFSuldeMinas
Campus de Muzambinho do IFSuldeMinas
Crédito da Imagem: Divulgação IFSuldeMinas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) abriu as inscrições para o Vestibular 2022/1 para cursos técnicos integrados e subsequentes e cursos superiores. O prazo vai até o dia 10 de novembro.

A inscrição é gratuita para cursos técnicos e custa R$ 25 para os candidatos aos cursos superiores que optarem em fazer provas. Estudantes de baixa renda podem solicitar isenção da taxa até 8 de outubro.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições entre 2014 e 2020, podem ser usadas para ingresso nos cursos superiores. Nesse caso, não há taxa de inscrição.

Inscrição cursos técnicos

Inscrição cursos superiores

Cursos superiores

O IFSuldeMinas oferece 1.665 vagas em 37 cursos superiores presenciais e a distância nos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Campus avançado Carmo de Minas.

Essas vagas representam 80% do total previsto para o primeiro semestre de 2022. Os demais 20% serão oferecidos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Veja a distribuição das vagas no IFSuldeMinas:

  • 70% destinadas ao ingresso por meio de prova regular presencial;
  • 10% destinadas ao ingresso por meio do Enem;
  • 20% destinadas ao ingresso por meio do SISU

Metade das vagas é reservada para candidatos de escolas públicas, como determina a Lei de Cotas. Além disso, 5% das vagas são reservadas para candidatos premiados em olimpíadas de conhecimento.

Provas

As provas para os cursos superiores serão realizadas no dia 12 de dezembro, das 8h às 13h. Os candidatos terão que elaborar uma redação e responder 50 questões objetivas.

No dia 10 de janeiro, o IFSuldeMinas publicará o resultado preliminar do Vestibular 2022/1. O resultado final está previsto para 18 de janeiro.

Cursos técnicos

Em relação ao processo seletivo para os cursos técnicos, o IFSuldeMinas oferece 1.280 vagas para o ensino integrado, 585 para o subsequente e 35 para Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica.

As oportunidades são para 41 cursos técnicos nos seis campi (Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre) e dois nos campi avançados (Carmo de Minas e Três Corações).

Os candidatos serão selecionados por meio do histórico escolar.

Mais informações no Edital dos cursos técnicos e no Edital dos cursos superiores.