Topo
pesquisar
Em 24/10/2011 08h04, atualizado em 30/11/-0001 00h00

Enem 2011 termina sem grandes problemas

Notícias

Por Dayse Luan
PUBLICIDADE

Às 18h30 de ontem, 23 de outubro, foi encerrada a edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir de agora a expectativa dos estudantes é quanto ao gabarito e, principalmente, ao resultado.

A abstenção nos dois dias de prova foi pouco mais de 26%, ou seja, em torno de 1,4 milhões de candidatos deixaram de fazer as provas. O percentual é ligeiramente menor que no ano passado, quando a abstenção foi de 27,6%.

No total, foram recebidas 5,4 milhões de inscrições para o Enem 2011, que ao contrário das duas últimas edições não apresentou nenhum problema em relação às provas.

Eliminações

As demandas encontradas foram em relação a eliminações e atrasos. Onze candidatos foram eliminados nos dois dias de prova por utilizarem o celular durante o exame, eles postaram mensagens na rede social Twitter.

No interior de Goiás, um candidato que chegou atrasado tentou entrar na sala com a ajuda de um delegado e um promotor de justiça. Ele conseguiu entrar na sala, mas sua prova foi anulada. Além disso, as chuvas em muitos estados contribuíram para o atraso dos estudantes.

Redação

A temida redação do Enem foi inovada neste ano. Contrariando a tendência do exame, que valorizava temas relativos à problemas socioeconômicos da realidade, o tema desta edição destacou uma das experiências dos jovens contemporâneos: o uso da internet e, em especial, das redes sociais, para discutir os limites entre público e privado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, sobre o tema: “Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado.” Era solicitada uma espécie de solução para essa questão. Os textos de apoio indicavam aos candidatos que deveriam escrever sobre as redes sociais e como as pessoas se relacionam nessas plataformas.

Provas

Ontem os estudantes tiveram que responder a 90 questões objetivas sobre as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, que abordam os conteúdos de Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação.

No sábado, dia 22, foram aplicadas provas das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Elas abrangem História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia.

Resultados

A correção online do Enem 2011 já está disponível no Vestibular Brasil Escola. As provas e gabaritos oficiais serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) às 20h de terça-feira, dia 25 de outubro.

Os resultados individuais do Enem 2011 devem ser liberados em de 04 de janeiro de 2012.

Veja também:
O que você achou das provas do Enem 2011?
Como utilizar os resultados do Enem

Por Dayse Luan

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola