Atualizado às 17h05
A Justiça Federal do Ceará, através da juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal, acatou liminar do Ministério Público Federal e determinou suspensão da edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão é valida em todo o território nacional.
Segundo a juíza, a intenção do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) de realizar uma nova prova para os prejudicados não resolve o problema, pois as questões não serão as mesmas para todos os participantes do Enem 2010.
A Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação (MEC) informou que a igualdade de condições entre os participantes do exame está assegurada pela utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Saiba como é feito o cálculo da nota do Enem
O MEC explica que o TRI permite que as questões tenham o mesmo grau de dificuldade. Um exemplo disso foram as provas aplicadas no ano passado, posteror ao exame geral, para presidiários e candidatos de duas cidades afetadas pela chuva, no Espírito Santo.
A decisão da Justiça Federal do Ceará cabe recurso.
Confusão
O problema no Enem 2010 começou com uma troca na identificação das questões da prova de sábado, dia 06. As perguntas de Ciências da Natureza eram identificadas como de Ciências Humanas, acontecendo também o contrário.
Ainda no sábado, houve problema na prova de cor amarela. Algumas questões foram impressas duas vezes, o que causou confusão na hora de preencher o cartão resposta. Segundo o MEC, cerca de 2 mil participantes foram afetados e poderiam refazer a prova, caso for comprovado o prejuízo.
Veja também:
Resolução comentada do Enem 2010
Você acha que o Enem 2010 deve ser cancelado?
08/11: Confira o balanço do Exame Nacional do Ensino Médio de 2010
Por Adriano Lesme
*com informações do Estadão