As Eleições 2022 estão marcadas para o próximo domingo, 2 de outubro, em todo o Brasil. O assunto, que tem dominado as rodas de conversas em todos os cantos do país, pode ser abordado em vestibulares e no Enem 2022.
Professores do terceiro ano do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares apontam que, embora as Eleições 2022 estejam provocando muita polêmica em razão da polarização política, especialmente na escolha do presidente, o tema é importante e, por isso, pode cair nas provas do Enem e processos seletivos.
Nestas eleições 2022, os brasileiros escolherão estes cinco políticos:
A professora de Redação do Colégio e Curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), Vanessa Bottasso, afirma que as eleições são muito importantes para o jovem, que precisa de oportunidades e experiências hoje para que possa escolher caminhos que realizem seu projeto de vida.
"O estudante que vai fazer vestibulares e Enem deve saber que a política não é só sobre eleger um candidato. A política é o modo pelo qual um país pode se organizar em torno de um projeto comum de sociedade e desenvolvimento e, por isso, impacta as nossas escolhas diariamente. É o caso da questão do desemprego, um problema social que não depende só da iniciativa de um indivíduo para ser superado", analisa a professora de redação.
Leia também: a história das eleições no Brasil
Eleições nas provas de vestibulares e Enem
As Eleições 2022 podem cair nas provas de vestibulares e Enem de forma direta ou indireta. Os professores ressaltam que o tema deve ser cobrado nas provas da área de conhecimento de Ciências Humanas, que abrange as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Atualidades.
Para Murilo da Cruz, coordenador pedagógico e professor de Geografia e Atualidades do Poliedro Colégio de São José dos Campos, os aspectos mais estruturais do sistema eleitoral brasileiro podem, sim, ser assunto das provas.
Cruz ressalta que as eleições tendem a ser cobradas de acordo com o viés que é próprio de cada disciplina. O professor separou como as Eleições 2022 podem ser trabalhadas nas disciplinas que caem em vestibulares e no Enem:
Sociologia
Questões sobre a estrutura do Estado brasileiro (a relação entre os Três Poderes, as funções de cada cargo eletivo ou o sistema eleitoral).
História
Peguntas que façam comparações com momentos que marcaram a história do voto ou da democracia no Brasil e no mundo, entre eles o movimento sufragista, a Primeira República Brasileira ou o processo de redemocratização vivido pelo país na década de 1980.
Saiba quem foram os presidentes do Brasil
Geografia
Questões parecidas com as de Sociologia, mas com um destaque mais voltado para a organização político territorial, ou seja, a distribuição do poder entre as diferentes Unidades da Federação (estados e Distrito Federal) e entre os entes da Federação (União, estados do Brasil e municípios).
Atualidades
Comparações das eleições brasileiras com as disputas políticas e eleitorais que vêm marcando outros países, como os Estados Unidos, os integrantes da União Europeia e os vizinhos sul-americanos.
Matemática
Pesquisas eleitorais, a apuração e os resultados têm a ver com assuntos desse componente curricular.
Confira o que é margem de erro em uma pesquisa
Eleições na redações de vestibulares e Enem
A professora de Redação do Colégio e Curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), Vanessa Bottasso, acredita que dificilmente o Enem 2022 vai cobrar como tema de redação algo diretamente ligado às eleições de 2022.
“No Enem 2022, podem cair diversos temas sociais relevantes ligados às Eleições 2022 que entram em pauta durante esse período de intensos debates e formação de opinião. Nesse sentido, caso seja pertinente, o estudante poderia usar seus conhecimentos sobre as eleições como estratégia para contextualização do tema da prova ou, ainda, para exemplificação de uma questão social relevante para a maioria da população”, avalia a professora de Redação.
Para a professora, na redação dos vestibulares e no Enem 2022, podem cair os seguintes temas relacionados às Eleições 2022:
-
Cidadania e participação política;
-
Ativismo político;
-
Participação política entre os jovens;
-
Política e mudança social.
Como estudar as eleições 2022?
Murilo da Cruz, coordenador pedagógico e professor de Geografia e atualidades, analisa que, para estudar as Eleições 2022, é interessante começar pelos conceitos fundamentais, procurando entender os elementos mais importantes da estrutura política do Brasil, por exemplo, quais cargos estão sendo disputados nesse momento, qual a diferença entre eleições proporcionais e majoritárias, o que é da alçada do presidente, dos deputados, dos governadores e assim por diante.
A professora de Redação Vanessa reforça que estudar sobre política requer mais do que apenas acompanhar os acontecimentos ligados à eleição, como saber quem acabou de ganhar ou perder apoio popular. “Na verdade, é preciso ser capaz de organizar os discursos políticos e compreender os projetos políticos que os candidatos representam”, elucida.
Confira abaixo como estudar as Eleições 2022 para vestibulares e Enem:
-
Entender como funciona o sistema eleitoral brasileiro;
-
Saber a diferença entre os cargos políticos;
-
Identificar e compreender momentos históricos importantes para a construção da democracia brasileira;
-
Entender como a Constituição de 1988 procurou transformar a estrutura política e social brasileira e como ela vem sendo debatida por diferentes correntes políticas do país;
-
Desenvolver espírito crítico;
-
Acompanhar as notícias sobre política e eleições;
-
Comparar as eleições brasileiras com as eleições de outros países ou continentes, com destaque para as eleições dos Estados Unidos, a América do Sul e a Europa;
-
Aprender a interpretar textos, mapas, imagens e gráficos das questões sobre política;
-
Acompanhar comentaristas políticos em podcasts ou as publicações apartidárias.
Formação de cidadãos críticos
Os professores destacam que compreender os temas ligados às Eleições 2022 são importantes não só para as provas de vestibulares e Enem, mas também contribui para a formação dos estudantes como cidadãos críticos e participativos da vida política e social, que é um dos grandes objetivos do Ensino Médio brasileiro.
Saiba mais: eleições e a importância do voto