Divulgado os resultados do Enade 2021

O Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação.
Em 12/09/2022 13h19 Por Miguel Souza

Logomarca do Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Enade 2021 foi realizado no dia 14 de novembro do ano passado.
Crédito da Imagem: Reprodução / IF Goiano
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram hoje, 12 de setembro, os resultados do Enade 2021.

Acesse os resultados do Enade 2021

Os resultados foram divulgados em coletiva de imprensa em Brasília. Na ocasião, os órgãos também tornaram públicos dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. 

Os indicadores são calculados com base no desempenho dos estudantes — o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). O Conceito Enade é um indicador de resultado, calculado a partir dos desempenhos dos estudantes de cada curso de graduação avaliado. 

O IDD é um indicador de processo e busca mensurar o valor agregado pelo curso à formação dos estudantes, considerando seus desempenhos no Enade contextualizados a partir de suas características na entrada da graduação.

O que é o Enade?

O Enade avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação.

O exame é obrigatório e apenas os concluintes do questionário podem se formar.A cada ano, o exame se dedica a um ano de um ciclo avaliativo trienal. Em 2021, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:

  • cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes e áreas afins;

  • cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de ciências da saúde; ciências humanas; ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes;

  • cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de ciências humanas e ciências da saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas;

  • cursos superiores de tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

Confira mais informações no site do Inep.