Está aberta a temporada de inscrições dos cursinhos voltados a vestibulares e ao Enem 2025. Os preparatórios têm vagas para várias regiões do Brasil, como, por exemplo, nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco.
Alguns pré-vestibulares são gratuitos ou têm taxas baixas e são voltados a estudantes com poucas condições financeiras e que querem ingressar em instituições de ensino superior.
Para quem quer se preparar para grandes processos seletivos, como, por exemplo, o Vestibular da Fuvest 2026 ou Vestibular da Unicamp 2026, a recomendação é tentar uma das vagas dos cursinhos.
Leia também:
Fuvest solta datas do Vestibular 2026
Unicamp divulga calendário do Vestibular 2026
Cursinhos 2025 com inscrição aberta
Os cursinhos 2025 com inscrição aberta têm prazo e regulamentos específicos. Confira de acordo com o estado.
Bahia
As inscrições para o cursinho gratuito Universidade Para Todos (UPT), na Bahia, seguem até dia 27 de março. Não é cobrada taxa.
Podem se inscrever estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio ou estão no último ano do ensino médio em escola pública estadual ou municipal na Bahia.
O Cursinho Universidade para Todos 2025 oferece 20.110 vagas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, distribuídas em 218 municípios, com a oferta das atividades em 358 polos de funcionamento.
São Paulo
Cursinho Unesp
Pré-vestibular da Unesp de Assis recebe inscrição até a próxima quinta-feira (27). No total, são oferecidas 200 vagas, mas para os polos avançados há 30 vagas por cidade.
Os inscritos serão selecionados por análise dos dados. O resultado deve sair na próxima sexta-feira (28).
Cursinho IFSP
Cursinho do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus São João está com inscrição aberta até dia 2 de abril. Nesta edição, são oferecidas 80 vagas gratuitas
Os candidatos serão avaliados por análise da inscrição e perfil socioeconômico e prova presencial.
Santa Catarina
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, inscreve até a próxima sexta-feira (28).
O cursinho é voltado a estudantes do terceiro ano do ensino médio ou que já o concluíram em escola pública ou com bolsa integral em escola particular.
O resultado sairá no dia 31 de março e as aulas serão ministradas entre 7 de abril e 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, no período noturno, na Udesc Laguna.
Roraima
A Escola do Legislativo (Escolegis) abriu inscrição para 100 vagas do cursinho voltado ao vestibular da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O prazo termina na quinta-feira (27).
Os alunos terão aulas das 18h às 22h.
Pernambuco
Curso preparatório de matemática para o Enem 2025 aceita inscrições até dia 31 de março. Nesta edição, são oferecidas 180 vagas para estudantes da rede pública estadual.
Segundo o preparatório, os alunos terão aulas pela internet.
Paraíba
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o Cursinho Preparatório Pró-Enem 2025. O prazo segue até 31 de março e as aulas são presenciais.
No momento da inscrição, os estudantes devem apresentar Identidade, CPF, declaração que comprove estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, comprovante de residência, Histórico Escolar do Ensino Médio e um quilo de alimento não perecível.
O cadastro deve ser feito pessoalmente no Bloco da BatCaverna, próximo à Praça da Fonte do CAVN, onde também fica localizada a Coordenação do Curso de Ciências Agrárias do CCHSA.
Como escolher um cursinho pré-vestibular?

Para escolher um cursinho, é necessário conferir a qualidade dos professores e a infraestrutura do espaço. Mas, estes não são os únicos fatores que garantem a qualidade do pré-vestibular.
Os estudantes devem se matricular em um cursinho caso precisem de ajuda para organizar a rotina de estudos, entender o conteúdo e intensificar a preparação para as provas de vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Grande parte dos preparatórios cobram mensalidades, mas há alguns que são especificamente voltados a estudantes de baixa renda. Esses cursos são chamados comunitários ou populares e, normalmente, são 100% gratuitos.