Confira o resultado do Enem 2010

Em 14/01/2011 09h06 , atualizado em 14/01/2011 13h16 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite de ontem, 13 de janeiro, as notas dos estudantes que participaram da edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar da série de problemas que envolveram o exame, o resultado foi divulgado dentro do prazo inicial estabelecido pelo MEC.

Consulte aqui seu desempenho no Enem 2010

Ficou satisfeito com sua nota? Comente o resultado!

Ao acessar a página, o participante irá encontrar as notas em cada uma das cinco provas do Enem, incluindo a redação, além do escore geral. A pontuação mínima exigida para concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) é 400.

Os estudantes também podem usar o resultado do Enem 2010 para concorrer a vagas em universidades, centros e institutos pelo Brasil. Para isso é necessário se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a partir das 6h do próximo domingo, dia 16, pela internet.

O SiSU irá funcionar até o dia 18 de janeiro, sempre das 6h às 23h59. A oferta é de 83.125 vagas em 83 instituições públicas, sendo 39 universidades federais, 36 institutos federais (IF), dois centros federais (Cefet), cinco universidades estaduais e na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

Histórico

As provas do Enem 2010 foram realizadas por cerca de 3,3 milhões de candidatos, nos dias 06 e 07 de novembro. O percentual de abstenção do primeiro dia de provas foi de 26,7%, enquanto que do segundo dia foi 29,2%. Mais de 4,6 milhões de pessoas estavam inscritas.

O Enem 2010, assim como sua edição anterior, foi marcado por alguns problemas. Nas folhas de respostas do primeiro dia, os cabeçalhos dos testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas vieram trocados. Alguns participantes também receberam provas com erros de impressão.

Por conta dos problemas, a juíza federal Karla Maia, da 7ª Vara Federal no Ceará, suspendeu o Enem e a divulgação do seu gabarito, no dia 08 de novembro. A decisão da juíza foi derrubada quatro dias depois pelo desembargador Luiz Alberto Gurgel de Farias, presidente do TRF da 5ª Região, no Recife.

No dia 15 de dezembro, o MEC reaplicou a prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias para os prejudicados pelos erros de impressão. Cerca de 9,5 mil estudantes foram convidados a refazer a prova, mas a abstenção superou os 50%.

Em relação aos cabeçalhos trocados nas folhas de repostas, o MEC abriu uma página na internet para que os estudantes solicitassem a correção invertida das questões.

Veja também:
Como funciona o SiSU?
Gabarito oficial do Enem 2010
Resolução comentada do Enem 2010

Por Adriano Lesme