Preparando para a viagem

Por Marla Rodrigues

As dicas de última hora
As dicas de última hora
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Compre as passagens com a maior antecedência possível. Isso permite que você pague preços mais baixos e tenha a segurança da disponibilidade das passagens para a época do seu intercâmbio. Mantenha o passaporte atualizado e tenha a certeza de que ele ainda será válido até a data prevista para a sua volta. Para viagens internacionais o prazo mínimo para chegada no aeroporto é de 3 horas, portanto, não se atrase. Muitas pessoas ficam em listas de espera para embarque e se o seu lugar na aeronave não for confirmado na data da viagem, é possível que você perca sua vaga no vôo. Cheque os limites de peso para as bagagens. Normalmente é de uma bagagem de até 23 kg para vôos nacionais e de duas bagagens de até 32 kg cada para vôos internacionais.

Prefira cheques de viagem a dinheiro vivo, por dois motivos. O primeiro é que esse é mais seguro, já que necessita de sua assinatura para ser resgatado, o segundo é que é o meio mais barato de trocar diferentes moedas. Alguns cheques de viagem não cobram tarifa de câmbio e você poderá pagar pela moeda estrangeira o valor real de seu câmbio tarifário do dia. Os mais comuns são os cheques da American Express e Visa, ambos disponíveis em agências bancárias.

Não deixe nada para a última hora. Faça malas com antecedência de 3 a 4 dias e tenha uma lista para checar tudo aquilo que vai precisar na viagem. Tente levar o mínimo possível na bagagem e na hora de escolher o que vai e o que fica lembre-se que no hemisfério norte as estações estão ao inverso das nossas. Ou seja, se aqui é verão, lá será inverno; se aqui é primavera, lá será outono. Programe-se para não chegar atrasado no aeroporto, verificando a condição climática e até mesmo a do trânsito para o caminho.

No mais, relaxe e aproveite a viagem!