A primeira escolha

Por Marla Rodrigues

É preciso estudar bem todas as possibilidades para não errar na hora de decidir
É preciso estudar bem todas as possibilidades para não errar na hora de decidir
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A primeira decisão a ser tomada é descobrir qual o programa mais adequado para seu caso. Isto é influenciado pela sua idade, seu grau de escolaridade e suas pretensões num país diferente. Se você tem entre 15 e 18 anos a melhor opção são as high schools, ou escolas de ensino médio. Dessa maneira você pode concluir seus estudos, aprender uma nova língua e ter conhecimento de uma nova cultura. Na maioria dos casos, os estudantes moram em casas de família e têm um custo mais baixo para seus pais aqui no Brasil.

Para aqueles entre 18 e 26 anos o ideal são os cursos de graduação, pós, mestrados, doutorados ou até mesmo os cursos de idiomas de curta duração. Para isso é preciso que o estudante se informe bem sobre a instituição de ensino que irá freqüentar. A principal preocupação deve girar em torno das especificações do curso, se ele oferece aquilo que o aluno espera em relação ao conteúdo programático, aos professores, às edificações e também ao acolhimento de estrangeiros. Algumas cidades ainda têm problemas de afinidades com outras culturas e isto pode ser um diferencial na hora de escolher o local pra onde se quer ir.

Além destes, existem ainda os programas de intercâmbio para executivos e jovens trabalhadores que podem sair do país para freqüentar um curso de MBA, participar de trainees ou estágios.