Terapia Ocupacional

Por Marla Rodrigues

Terapeuta Ocupacional pode atuar na reabilitação e adaptação de pessoas com problemas físicos
Terapeuta Ocupacional pode atuar na reabilitação e adaptação de pessoas com problemas físicos
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

É a área de estudo e utilização de atividades específicas no tratamento de problemas físicos, mentais e emocionais. O terapeuta ocupacional promove a inclusão social e a autonomia dos pacientes no convívio com a sociedade.

Este profissional emprega tecnologia nos tratamentos, desenvolve projetos de reabilitação e adaptação, previne problemas, recupera lesões (físicas ou mentais), elabora e promove a avaliação de atividades físicas, desde os recém-nascidos até os mais idosos, em grupo ou individualmente.

O terapeuta pode atuar em domicílios, empresas, creches, centros de saúde, asilos, centros de convivência, escolas, clínicas, hospitais e até instituições penitenciárias. O mercado está aquecido neste setor, principalmente em instituições de reabilitação como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Programa de Saúde da Família do governo federal.

A área mais carente concentra-se no interior do país, onde há pouca oferta do trabalho desse profissional. Áreas específicas da Medicina, como Gerontologia, Oncologia e Saúde do Trabalho também precisam da ajuda do terapeuta ocupacional. O salário inicial gira em torno de R$ 2.400.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No curso, o estudante vê disciplinas como anatomia, biologia, fisiologia, pediatria, psicologia, ética, psiquiatria, cinesiologia, comunicação e expressão, ergonomia, ortopedia, patologia, bioética, processo de envelhecimento, sociologia, antropologia e bioestatística.

Instituições

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB, UCB
Goiás: PUC-Goiás

Região Nordeste
Alagoas: Uncisal
Bahia: EBMSP
Ceará: UniFor
Maranhão: Uniceuma
Paraíba: UFPB
Pernambuco: UFPE, Unicap
Rio Grande do Norte: UnP
Sergipe: UFS

Região Norte
Pará: UEPA

Região Sudeste
Espírito Santo: UFES
Minas Gerais: UFMG, UFTM, UniUbe, FCMMG
Rio de Janeiro: UFRJ, IFRJ
São Paulo: USP, UFSCar, Unifesp, Unesp, FMABC, PUC-Campinas, UniAra, CEUCLAR, USC, UNISO, UniVap

Região Sul
Paraná: UFPR, UTP
Rio Grande do Sul: UNIFRA, UFSM, UFPel