Edificação

Além das preocupações práticas de uma obra, o Técnico em edificações preocupa-se também com questões de preservação ambiental.
Por Letícia de Oliveira Januário

O técnico em Edificação auxilia o engenheiro durante a obra
O técnico em Edificação auxilia o engenheiro durante a obra
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Edificações ou Construção de Edifícios tem a finalidade de formar profissionais para projetar e executar obras da construção civil conforme as condutas legais. O egresso do curso também estará apto a propor alternativas de uso de técnicas e materiais de construção por meio da elaboração e planejamento do projeto. É esse profissional também que define o orçamento necessário para a construção da edificação.

O aluno obtém durante o curso uma série de conhecimentos que o preparam para construir um edifício: elaboração de estudos, medições e análises na preparação de projetos, traçados e desenhos. Um Técnico em Edificações também deve preocupar-se e estar preparado para tomar a decisão da melhor forma de usar o solo, tomando por base a preservação ambiental. 

Mercado de Trabalho

O profissional formado na área pode atuar como desenhista projetista, orçamentista e técnico de instalações prediais. Está apto também a coordenar e atuar na execução das diversas fases de uma construção, contribuindo com o engenheiro tanto no controle como no planejamento e no cálculo de gastos da obra. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro viés de atuação é a prestação de assistência técnica durante o estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Graças à expansão dos investimentos na área da construção civil, houve aumento na procura por profissionais formados em cursos Técnicos de Edificações. Os ambientes de trabalho também são os mais diversos, pois podem atuar em construtoras, indústrias de materiais para construção, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e construção de estradas.

A formação é oferecida por várias escolas técnicas, entre elas os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) espalhados pelo Brasil e pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) em São Paulo. Outras entidades, como o Senai, também disponibilizam a formação técnica.

O curso tem duração média de três semestres, ou seja, um ano e meio. O público-alvo do curso são alunos do ensino médio ou aqueles que já concluíram a educação básica. O curso técnico fornece uma boa base para ingressar no bacharelado em Engenharia Civil.