Biblioteca

A criação de novas universidades e escolas técnicas garante ao profissional Técnico em Biblioteca um mercado promissor.
Por Letícia de Oliveira Januário

O técnico em Biblioteca auxilia o bibliotecário nas atividades administrativas
O técnico em Biblioteca auxilia o bibliotecário nas atividades administrativas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Biblioteca, ou Técnico em Biblioteconomia, tem como principal objetivo preparar profissionais para as funções diárias em bibliotecas. O Técnico em Biblioteca é o responsável por atuar no tratamento, recuperação e disseminação da informação em ambientes físicos e virtuais, além de executar atividades especializadas e administrativas relacionadas com a rotina de unidades ou centros de documentação e informação. 

A formação do técnico tem duração média de dois anos. Durante os estudos, os alunos são condicionados a matérias que simulam a rotina de trabalho do profissional, como Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos, Organização de Materiais e Arquivos, Introdução à organização e ao tratamento da Informação, Introdução à construção de páginas na web, Contação de Histórias e Psicologia Educacional. 

Na prática, o Técnico em Biblioteca atua como um assessor do bacharel em Biblioteconomia. Enquanto o bacharel tem como função gerenciar e desenvolver estudos e pesquisas, o técnico atua na parte prática, em contato com o público e na manutenção de bancos de dados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

O crescimento do número de faculdades e escolas técnicas, bem como a criação de uma Lei Federal em 2010 que tornou obrigatória a instalação de bibliotecas em todas as escolas do país até 2020, aqueceu o mercado de trabalho para o técnico. A disseminação da tecnologia também propiciou novas oportunidades para o profissional por causa da popularização de acervos on-line. 

Além de escolas e faculdades, há boas oportunidades em empresas públicas e privadas, organizações não governamentais (ONGs), centros de pesquisa e documentação e em escritórios de profissionais liberais. 
 
Atualmente, todos os técnicos em Biblioteconomia são certificados como Técnico em Biblioteca. Um Projeto de Lei do Deputado João Stédile (PSB-RS) quer reconhecer a profissão de Técnico em Biblioteconomia, alterando, assim, a nomenclatura da certificação. A mudança de nome pode aumentar a reclamação dos bacharéis, que afirmam que técnicos estão ocupando suas vagas no mercado de trabalho.

Média Salarial: R$ 1.200