Topo
pesquisar
Em 10/12/2007 11h50, atualizado em 29/04/2011 17h50

Saúde

Guia de Profissões

Por Camila Mitye
O profissional de sáude pode se especializar em diagnósticos de laboratório
O profissional de sáude pode se especializar em diagnósticos de laboratório
PUBLICIDADE

A preocupação em melhorar o tratamento e o diagnóstico de doenças trouxe consigo a iniciativa da criação de cursos específicos na área de Saúde. É importante lembrar que sem bons equipamentos (com pessoas qualificadas para operá-los), diagnósticos precisos e boas condições sanitárias, uma unidade hospitalar não tem condições de atender bem seus pacientes.

O Curso

As habilitações do curso de Tecnologia em Saúde tratam desses e de outros setores da área como os sistemas biomédicos e a citotecnologia. Abaixo, veremos um pouco mais sobre três habilitações importantes da graduação em Saúde.
Os cursos têm, em média, 3 anos de duração.

Tecnologia em projetos, manutenção e operação de aparelhos médico-hospitalares

Esse curso visa formar profissionais com aptidões para o manuseio de equipamentos hospitalares, desde sua projeção até sua operação (em clínicas especializadas em ultra-sonografia, por exemplo). O profissional que escolher essa habilitação trabalhará com a engenharia de equipamentos em oficinas, fábricas e empresas de manutenção. Esse profissional pode, também, prestar assessoria de administração no planejamento de laboratórios, indicando os aparelhos que devem ser adquiridos e quais peças devem ser mantidas em estoque, para reposição. Outra área de atuação deste técnico é a fabricação de aparelhos com base em novas tecnologias e a produção de programas de biotecnologia. Além disso, ele pode trabalhar com pesquisa aplicada, vistoria, avaliação e laudos técnicos.

Onde encontrar: Fatec – Sorocaba (SP)

Diagnósticos Laboratoriais

O profissional que se forma em Diagnósticos Laboratoriais adquire formação específica envolvendo todas as áreas do serviço de diagnóstico. Isso quer dizer que ele é capaz de diagnosticar com base em qualquer tipo de exame, desde urinálise à terapia celular. Ele pode atuar em laboratórios de análises clínicas e genéticas, clínicas e hospitais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra vantagem dessa habilitação é que, com a formação em Diagnósticos Laboratoriais, o profissional pode atuar diretamente em laboratório assim que concluir o curso, sem a necessidade de fazer especializações.

Onde encontrar: IGRAT – Instituto de Graduação Tecnológica (Unig – Universidade Iguaçu – Nova Iguaçu/RJ)

Tecnologia em Vigilância Sanitária

Conhecer, analisar, inspecionar, avaliar e diagnosticar estabelecimentos e situações de interesse à saúde no que diz respeito à higiene e às condições sanitárias são funções do tecnólogo em Vigilância Sanitária.

Assim que se forma, o profissional é capaz de identificar problemas críticos e intervir em sua correção.

Além disso, ele pode desenvolver programas educativos junto à comunidade, realizando palestras sobre como prevenir os problemas sanitários e evitar doenças graves.

Atuando em estabelecimentos comerciais (inclusive restaurantes e lanchonetes), industriais, clínicas, hospitais e laboratórios, além de inspecionar, o profissional formado em Vigilância Sanitária pode elaborar laudos e pareceres técnicos e ainda desenvolver ações capazes de prevenir, diminuir ou eliminar riscos à saúde das pessoas.

Onde encontrar: Faculdade Camões (Curitiba/PR)

Instituições de ensino

Região Sudeste
Rio de Janeiro: Unipli (Niterói), Unig (Itaperuna), Estácio (Rio de Janeiro).
São Paulo: Unifesp (Sâo Paulo)

Região Norte
Pará: IFPA (Belém).

Região Nordeste
Alagoas: Uncisal (Maceió).
Bahia: FIB-BA (Salvador).

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola