O setor da indústria no Brasil tem se atualizado, acompanhando as tendências mundiais. Os processos de produção passam por mudanças constantes, novos produtos são lançados (cada vez mais personalizados e variados, em lotes também cada vez menores) e as linhas de produção ganharam máquinas e robôs automatizados que acompanham as tecnologias industriais de última geração. No entanto, hardwares, máquinas mirabolantes e tanta tecnologia não operam de forma satisfatória se não estiverem acompanhados de pessoas, operários, técnicos e engenheiros capazes de colocar a inteligência humana em ação.
O tecnólogo em Produção Industrial é uma destas “cabeças”. Conhecedor de todo o processo industrial, ele soma a isso noções de administração, organização e gerenciamento de sistemas de produção, assim como no controle de qualidade e de custos. Em resumo, ele é especialista em processos de fabricação e sua formação é equivalente à do engenheiro de produção. Além disso, o tecnólogo em Produção Industrial é o intermediário entre os operários e o engenheiro de produção e, trabalhando em equipe com eles, tem a responsabilidade de aumentar e garantir a produtividade, reduzir os custos e conferir a qualidade final dos produtos.
Atividades
Eis mais algumas competências desse profissional:
- Determinação da necessidade de aquisição de novas máquinas, equipamentos e peças para reposição;
- Aplicação de novas rotinas (para os funcionários) e tecnologias (linha de produção);
- Implantação de processos industriais mais eficazes e modernos;
- Coordenar equipes e fiscalizar normas de segurança do trabalho, higiene e consciência ambiental;
- Supervisão e seleção de matéria-prima adequada;
- Cuidado para com a logística do produto dentro da empresa (de uma etapa para outra na linha de produção);
- Controle de qualidade de todos os processos da indústria e da expedição final.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o tecnólogo em Produção Industrial está dividido entre os vários tipos de indústria, como: Automotiva, Petroquímica, Farmacêutica, Eletrônica, Metalúrgica, Alimentícia, etc. Ele também pode atuar como consultor de planejamento de controle da produção e de gestão de recursos humanos em pequenas e médias empresas, como prestador de serviços.
O Curso
Algumas disciplinas cursadas durante os três anos (em média) de curso são: empreendedorismo, gestão de pessoas, planejamento estratégico, introdução à automação industrial, além de conceitos básicos da engenharia de produção.
Instituições de Ensino
Região Nordeste
Bahia: UniJorge (Salvador)
Pernambuco: FG (Joboatão dos Guararapes)
Região Sudeste
Espírito Santo: FAESA 1 (Vitória); Faculdade Pitágoras de Linhares
Minas Gerais: Unicor (Betim); FAEX (Extrema)
Rio de Janeiro: UCP (Petrópolis);
São Paulo: IFSP (Salto, São Paulo); FATEC Jaú; Uniso (Sorocaba); UniABC (Santo André); Unifev (Votuporanga); UnG (Guarulhos); UniAraras; PIT Jundiaí;
Região Sul
Paraná: PUCPR (Curitiba); UP (Curitiba); UniCuritiba
Rio Grande do Sul: IFSul (Sapucaia do Sul); Feevale (Novo Hamburgo); Ulbra (São Jerônimo)
Santa Catarina: UniSul (Palhoça)