Produção Cultural

O curso de Produção Cultural forma profissionais aptos a pensar a cultura como uma construção coletiva.
Por Rafael Batista

O Produtor Cultural é o responsável pelo planejamento execução de projetos em diversos segmentos culturais.
O Produtor Cultural é o responsável pelo planejamento execução de projetos em diversos segmentos culturais.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Curso de Bacharelado em Produção Cultural tem o objetivo de formar profissionais capazes de compreender a cultura como uma idealização coletiva. Desta maneira, a finalidade do curso é a formação acadêmica por meio da construção de conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos. As disciplinas que compõem a estrutura curricular proporcionam um amplo referencial cultural, panorama histórico e vocabulário específico. 

O curso ainda estimula o aluno a entender a produção além de sua fase executiva, fazendo-o pensar a cultura, compreender o seu significado e sua perspectiva no mercado e no ambiente de atuação profissional. A formação acadêmica proposta pelo curso de Produção Cultural também privilegia a experiência com o trabalho integrado e a articulação dos estudantes na elaboração de seus projetos de conclusão de curso, levando-os a experimentar uma prática profissional adequada aos processos de concepção, produção e gestão dos projetos culturais.

O curso também proporciona uma sólida formação teórica e crítica, sem perder de vista a formação técnica. O currículo oferece os conhecimentos básicos dos vários meios de expressão com os quais o produtor cultural deverá lidar. Basicamente três blocos formam a espinha dorsal do curso: Teorias da Arte e da Cultura, Fundamentos dos Meios de Expressão e Planejamento Cultural.

Ao concluir o curso, o produtor cultural estará apto para atuar nas mais diversas áreas da produção cultural, suprindo as necessidades da indústria cultural. O profissional também é preparado para estimular a consciência do dinamismo proposto e emitido em vários campos da cultura e proporcionar todo o conhecimento necessário para a pesquisa, a promoção, a captação de recursos e a difusão de qualquer tipo de evento ou de produto de interesse cultural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O bacharel em produção cultural pode exercer diversas atividades, de maneira independente ou vinculado a instituições e empresas, para realizar projetos culturais em variados segmentos da área, como música, dança, artes visuais, artes cênicas, cinema, literatura, patrimônio, entre outros. O produtor cuida de todas as etapas, desde a captação de recursos até a realização final do evento. Atua também no gerenciamento de órgãos públicos culturais e instituições, elaborando políticas para a arte e a cultura.

É o produtor cultural o principal responsável por analisar propostas de investimentos no setor, estudando ofertas de patrocínio cultural com o objetivo de verificar se são adequadas ao perfil da instituição.

Salário: de R$ 1.500 a R$ 8.000
Duração: 2 anos

Onde tem o curso: 

Nordeste:
Rio Grande do Norte: IFRN (Natal)

Região Sudeste
Rio de Janeiro: IFRJ (Rio de Janeiro), UFF (Niterói)
São Paulo: FMU (São Paulo), Interamérica (São Paulo), Unicid (São Paulo)

Região Sul
Paraná: Uniandrade (Curitiba)
Rio Grande do Sul: Castelli Esh (Canela)

-------------------------------------
Crédito da imagem: Anton Gvozdikov / Shutterstock