Produção Audiovisual

Por Camila Mitye

Luz, câmera, ação: o produtor audiovisual participa de todas as etapas
Luz, câmera, ação: o produtor audiovisual participa de todas as etapas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O cinema brasileiro tem vivido um ótimo momento. As produções estão cada vez mais sofisticadas, com bons orçamentos, os diretores brasileiros estão sendo convidados para filmar em outros países e os filmes têm conseguido destaque nos prêmios e festivais. Tamanho desempenho faz a indústria cinematográfica brasileira crescer cada vez mais, aumentando também a procura por profissionais capacitados. Um desses profissionais é o tecnólogo em Produção Audiovisual. Assim que termina a faculdade, ele está apto para atuar em todas as etapas do processo de produção (roteiro, gravação, iluminação, fotografia, sonorização e edição).

Atividades

Essa graduação tecnológica é perfeita para quem gosta de comunicação, recursos visuais e sonoros e de tecnologia. É preciso também ter domínio das linguagens tradicionais do audiovisual e um pouco de noção estética. Veja algumas competências desse profissional:
- Realização de trabalhos de programação audiovisual para TV, rádio e outros meios de comunicação;
- Produção de curtas e longas-metragens, videoclipes, filmes de publicidade e audiovisuais para a TV;
- Realização de filmes de animação e documentários;
- Prestação de assistência, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização de produtos multimídia.

Mercado de Trabalho

O tecnólogo em Produção Audiovisual pode também trabalhar como autônomo, como assistente de direção, câmera ou produção. O salário varia bastante, mas fica entre R$ 1.500,00 mensais e R$ 350,00 por semana durante filmagem de longa-metragem. Existem vagas para este profissional também em Agências de Publicidade e Propaganda, Empresas de Marketing, Agências de Comunicação Integrada: Jornalismo, Relações Públicas, Emissoras de Rádio e Televisão, Produtoras de Áudio e Vídeo e Empresas de Fotografia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Curso

O curso tecnológico tem de 2 a 3 anos de duração, dependendo da instituição de ensino superior. Sua ênfase é prática, possui cerca de 70% de sua carga horária dentro de laboratórios, locações, estúdios e ilhas de edição. A produção de vídeos é intensa durante o curso. Na PUCRS de Porto Alegre, por exemplo, durante os 5 semestres de curso, cada turma de Produção Audiovisual produz 24 filmes e vídeos (o que dá 5 trabalhos no mínimo para cada aluno). E mais, os alunos se revezam nas funções de roteirista, diretor, produtor, editor, fotógrafo e técnico de som.

O curso de Produção Audiovisual também é oferecido como graduação regular com 4 anos de duração pela UFSCar. Uma das diferenças entre este e o de Tecnologia é a ênfase teórica do primeiro, com aulas de Teoria da Comunicação e História do Audiovisual.

Instituições de Ensino

Região Sudeste
Espírito Santo:
 FAESA
Minas Gerais: Unvale, Unitri
São Paulo: Unip; Unaerp; Uniban; Senac

Região Nordeste
Bahia
: Unijorge
Paraíba: FACISA

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: FACICESP

Região Sul
Rio Grande do Sul: PUC-RS; ULBRA
Santa Catarina: Unochapecó

Região Norte
Acre: IESACRE
Amazonas: IESAM