História da Arte

A finalidade do curso é estudar o histórico de transformações técnicas no universo das Artes Visuais.
Por Rafael Batista

Bacharel em História da Arte pode ser curador de museus e exposições.
Bacharel em História da Arte pode ser curador de museus e exposições.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso de graduação em História da Arte estuda os fenômenos visuais em qualquer campo do conhecimento no mundo atual. O programa do curso propõe um diálogo intenso com as abordagens transdisciplinares relacionadas às artes e aos estudos da imagem. No centro das pesquisas estão as várias vertentes do universo artístico como a pintura, a escultura, a fotografia, o cinema, além de imagens mecânicas, eletrônicas e digitais.

As obras de artes visuais conceberam no decorrer do tempo um espaço significativo próprio, impossível de reduzir à apenas uma linguagem discursiva. Por isso, o curso de História da Arte tem a finalidade estudar o histórico de constituição e transformações técnicas, formais e conceituais no universo das imagens.

Através da articulação entre as disciplinas teóricas e teórico-práticas, o curso prepara o aluno para uma área do conhecimento na qual as mensagens serão analisadas a partir de seu próprio fundamento e os significados se darão por sua sedimentação histórica e cultural. Além disso, é objetivo do curso dar aos acadêmicos um amplo embasamento na compreensão sobre áreas teóricas afins, como Teatro, Música e Arquitetura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O profissional desta área pode atuar como crítico escrevendo textos analíticos de obras para instituições culturais, revistas e jornais. Na área da educação pode ainda lecionar para os ensinos fundamental II e médio, além das instituições de ensino superior. O profissional pode exercer funções de gestor, consultor e curador de exposições e eventos culturais e artísticos. 

Dentro de instituições artísticas, o Bacharel em História da Arte além de atuar com administrador, planeja e supervisiona ações como mostras, visitações em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte. Da mesma forma pode ocupar-se de acervos particulares ou de empresas.

Salário: de R$ 2.000 a R$ 5.000
Duração: 4 anos

Onde tem o curso: 

Região Centro Oeste
Distrito Federal: UNB (Brasília)

Região Sudeste
Rio de Janeiro: UFRJ (Rio de Janeiro)
São Paulo: Unifesp (São Paulo)

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFRGS (Porto Alegre)