Os principais centros urbanos brasileiros enfrentam atualmente grandes problemas de fluxo de pessoas. Com sistemas de transporte coletivo ineficientes, a solução encontrada por alguns usuários foi a aquisição do carro próprio. A saída foi eficaz por algum tempo, mas o que se percebe hoje é um tráfego sobrecarregado e estressante.
Em São Paulo, por exemplo, são registrados diariamente congestionamentos que ultrapassam a faixa dos cem quilômetros. Preocupante também é a situação de Goiânia. Com uma população de cerca de 1,3 milhão de pessoas, a capital goiana tem em média 1,6 veículo para cada habitante.
Encontrar maneiras para resolver esta problemática é um dos principais atributos do tecnólogo em Gestão de Trânsito. Após os dois anos de graduação, o profissional estará preparado para aplicar tecnologias adquiridas para operar, fiscalizar e administrar o trânsito de forma eficaz.
Com um salário médio inicial de R$ 1.200, o egresso pode atuar em vários ramos relacionados, tanto públicos como privados, como:
- empresas de transporte rodoviários;
- concessionárias de transportes públicos;
- Centros de formação de condutores;
- departamentos estaduais de trânsito (DETRAN);
- instituições de ensino;
- indústrias.
Curso
As disciplinas da graduação são focadas para o desenvolvimento e difusão das tecnologias da área. Planejamento urbano, engenharia de trânsito, e introdução ao trânsito e direção defensiva são mais específicas. O curso também prepara o tecnólogo para lidar com o público-alvo por meio do estudo de direitos humanos, gestão de pessoas, educação para o trânsito, técnicas de ensino e didática, e primeiros socorros.
Instituições de ensino
Região Centro-Oeste
Goiás: Universo (Goiânia)
Região Nordeste
Bahia: Universo (Salvador)
Pernambuco: Universo (Recife)
Região Sudeste
Minas Gerais: Universo (Belo Horizonte e Juiz de Fora
Rio de Janeiro: Universo (Campos dos Goytacazes, Niterói, São Gonçalo)
Região Sul
Santa Catarina: Univali (Itajaí, São José); Unoesc (Criciúma)
Gestão de Trânsito
Por Wanessa de Almeida
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)