Economia Doméstica

Por Camila Mitye

Controle de qualidade dos alimentos: uma das competências do Economista Doméstico
Controle de qualidade dos alimentos: uma das competências do Economista Doméstico
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A área de atuação do economista doméstico está diretamente ligada à responsabilidade de sua função: auxiliar no desenvolvimento social. Em outras palavras, quem se forma em Economia Doméstica lidará nas áreas de alimentação, higiene, saúde e vestuário familiares e de empresas e, ainda, com as leis do direito do consumidor, todas estas relacionadas ao desenvolvimento de pessoas e instituições.

Atividades

Atualmente, hospitais, creches, escolas e empresas necessitam de alguém que regule atividades diárias rotineiras que, às vezes, acabam prejudicando todo o funcionamento do estabelecimento quando mal feitas ou em maus hábitos. É aí que entra o economista doméstico, auxiliando no gerenciamento de tarefas simples como:
- O controle de qualidade de produtos (antes e depois de lançadas no mercado pelas indústrias);
- Administração do vestuário de uma empresa ou hospital (lavagem, conservação e renovação de peças de uniformes, lençóis e etc.);
- Trabalho em parceria com nutricionistas, na preparação de cardápios, controle de qualidade de alimentos e conservação destes;
- Auxílio na criação de programas de desenvolvimento infantil em creches e escolas;
- Levar informações a locais mais afastados (na zona rural, por exemplo) ou menos abastadas sobre higiene, aproveitamento dos alimentos, roupas e saúde da família;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

Atualmente, muitas donas-de-casa contratam uma espécie de “consultor em economia doméstica”, para que este as ajude a controlar melhor as despesas da família, a armazenar corretamente alimentos, roupas e outros objetos em casa, a preparar pratos que aproveitem melhor os ingredientes, entre outras funções. Esta é uma atividade que tende a crescer no setor de serviços já que a dona-de-casa moderna acaba deixando um pouco de lado a família para trabalhar e estudar fora.

Outras áreas em que o economista doméstico pode atuar são: Financeira, em bancos, casas de empréstimo e investimentos; ONG’s que trabalham com educação do consumidor e planejamento da renda familiar; em cozinhas de restaurantes e indústrias, controlando a qualidade das refeições e no serviço público.

O Curso

O curso tem duração média de 4 anos e, geralmente, no 3º ano o aluno deve escolher entre Licenciatura ou Bacharelado. Entre as disciplinas oferecidas estão: Economia Familiar, Noções de cálculo e bioquímica, Desenvolvimento da Criança, Administração, Princípios de Nutrição e Higiene.

Instituições de Ensino

Região Sudeste
Minas Gerais: UFV (Viçosa)
Rio de Janeiro: UFRRJ (Seropédica)

Região Nordeste
Ceará: UFC (Fortaleza)
Pernambuco: UFRPE (Recife)

Região Sul
Paraná: Unioeste (Francisco Beltrão)