Gastronomia

Por Patrícia Lopes

O curso de Gastronomia é indispensável para a formação de chefs de cozinha clássica e gastrônomos qualificados
O curso de Gastronomia é indispensável para a formação de chefs de cozinha clássica e gastrônomos qualificados
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso de gastronomia forma profissionais da área de restaurantes e semelhantes. É indispensável para a formação de chefs de cozinha clássica e gastrônomos qualificados.

O aluno é preparado para atuar em diferentes segmentos da área, como produção de cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, companhias aéreas, hospitais, empresas de serviços alimentícios e, ainda, produção de Buffet e banquete, as atividades são voltadas para as diversas culturas alimentares.

As principais atividades são execução e preparação de pratos mais simples, bem como os da alta gastronomia, confeitaria e cozinha industrial; supervisiona o funcionamento da cozinha; desenvolve capital humano especializado; atua em consultoria em casos de abertura de restaurante ou mudança de cardápio.

Curso

O curso tem duração de quatro anos, desde o primeiro misturam-se matérias práticas com teóricas. O currículo compõe-se de matérias teóricas como bioquímica dos alimentos, microbiologia dos alimentos, funcionamentos de restaurantes, desenvolvimento de pessoal, higiene e segurança de alimentos, qualidade na prestação de serviços, sociologia, matemática, estatística, ética e psicologia. As disciplinas práticas são cocktail e drinks, panificação, sobremesas, confeitaria, cozinha brasileira e internacional, arte em frutos e legumes.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está em expansão, e os restaurantes de cozinha internacional oferecem as melhores oportunidades, onde são oferecidas vagas como chef de cozinha. O ramo da consultoria e da gestão do negócio também tem crescido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil a média salaria de um egresso do curso de gastronomia está em R$ 2.300.

Instituições

Região Sul
Santa Catarina: UNIVALI
Rio Grande do Sul: UNISINOS

Região Nordeste
Bahia: UFBA
Ceará: UFC
Pernambuco: UFRPE

Região Sudeste
Rio de Janeiro: UFRJ
São Paulo: UNORP; UniSantos; Metodista; Anhembi Morumbi; FMU; CBM

Região Norte
Amazonas: CIESA

Veja também as faculdades que oferecem o curso de Graduação Tecnlógica em Gastronomia

Assista às nossas videoaulas