As empresas e instituições do mundo dos negócios (ou não) prezam pela sua imagem no mercado. Elas buscam preservar e consolidar sua imagem com os clientes e parceiros e, se ocorrer alguma crise, precisam de alguém que ajude a manter essa imagem de respeito intacta junto à imprensa. O tecnólogo em Comunicação Institucional acumula essas e outras funções importantes. Ele é um profissional indispensável em qualquer empresa que deseja manter (além da imagem) uma boa comunicação entre seus clientes, funcionários, prestadores de serviço e outras instituições.
Este é o curso ideal para quem gosta de lidar com pessoas e com comunicação e informação. Esse profissional deve ter algumas características básicas em seu perfil, como: Capacidade de trabalhar em equipe, de liderar e motivar pessoas e tomar decisões; saber negociar, argumentar e ser persuasivo; ser organizado e planejar ações e atividades internas e externas; e dominar pelo menos dois idiomas.
Atividades
O tecnólogo em Comunicação Institucional é, muitas vezes, o porta-voz de uma empresa ou instituição. Veja abaixo mais algumas competências deste profissional:
- Definição dos objetivos de comunicação da instituição;
- Planejamento, elaboração e implantação de políticas de comunicação para empresas e instituições;
- Avaliação de resultados dessas políticas de comunicação;
- Identificação e definição de públicos-alvos para a comunicação interna e externa;
- Interação com o público interno e externo;
- Desenvolvimento de projetos de comunicação em diferentes mídias;
- Criação e edição de publicações internas (colaboradores e funcionários) e externas (clientes e consumidores), como jornais, revistas, informativos, manuais, murais, home pages, folders, catálogos, etc.;
- Trabalho em equipes multidisciplinares realizando eventos com a utilização de técnicas de gestão e marketing;
- Gerenciamento da comunicação interna em situações de crise;
- Acompanhamento e análise, em noticiários (locais, nacionais e até internacionais, dependendo da empresa), de matérias, notas ou reportagens referentes à instituição (“clipping”);
- Planejamento e organização de eventos de portes variados, como palestras, workshops, cursos, recepções, apresentações, seminários, feiras e congressos;
- Realização de pesquisa de impacto de produtos da empresa no mercado.
Esse profissional deve, sobretudo, comunicar-se com seriedade com os públicos da empresa, com a imprensa e a sociedade, garantindo, assim, um diálogo de qualidade da instituição com o mundo globalizado.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho traz um leque de opções para esse tecnólogo, especialmente nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação interna e externa em empresas de vários tamanhos, nacionais e até multinacionais.
O Curso
O curso superior de Tecnologia em Comunicação Institucional (que pode ser conhecido também como Comunicação Empresarial) tem, em média, 2 anos de duração, e algumas das disciplinas estudadas são: matérias básicas de Comunicação e Marketing, comunicação organizacional, publicações empresariais, conteúdo para web e psicologia das organizações e desenvolvimento interpessoal.
Instituições de Ensino
Algumas instituições de ensino superior que oferecem a graduação em Comunicação Institucional (também chamada de Comunicação Empresarial):
Região Sudeste
Espírito Santo: FAVI (Vitória)
Minas Gerais: PIT (Uberlândia)
São Paulo: Uniban, Ises (Sumaré), UBC (Mogi das Cruzes), Policamp (Campinas), Faculdade Alfa (Praia Grande), RADIAL (Santo Amaro).
Região Norte
Amazonas: UNINILTONLINS
Pará: FAP (Belém), FAINTIPI (Belém).
Região Nordeste
Bahia: UniJorge (Salvador)
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UNIPLAN (Brasília)
Goiás: Objetivo (Goiânia)
Mato Grosso do Sul: FCG (Campo Grande)
Região Sul
Paraná: UTFPR (Curitiba), UFPR (Curitiba), IESFI (Foz do Iguaçu).
Rio Grande do Sul: FTEC (Porto Alegre e Caxias do Sul)
Santa Catarina: IESGF (São José)