A Australian Trade Commision (Austrade) e o Departamento de Imigração e Proteção de Fronteira (BIBP) da Austrália realizaram workshops para agentes educacionais brasileiros tanto na região sul australiana quanto em Curitiba e Florianópolis, no Brasil. As sessões de treinamento trataram de assuntos relacionados ao setor da educação, national branding e procedimento de vistos para estudar na Austrália.
O país já recebe mais de 17 mil estudantes brasileiros a cada ano. Com a orientação de consultores e agentes brasileiros, a Austrália pretende aumentar este número. Segundo o site The PIE News, o objetivo dos workshops foi aumentar o conhecimento destes profissionais sobre as oportunidades para estrangeiros no ensino médio e ensino superior australianos, tornando-os, assim, mais aptos a ajudar brasileiros interessados na Austrália como destino de estudo.
A gerente de educação da Austrade para o Brasil, Patrícia Monteiro, disse ao The PIE News que "existe uma falta de conhecimento entre muitos agentes de como representar essas instituições [educacionais]". "O propósito destas sessões foi encorajar mais agentes a promover as vantagens da educação australiana em todos os setores", concluiu ela.
Os agentes e consultores brasileiros também foram incentivados a completar o Curso de Treinamento de Agente Educacional oferecido pela Pier Online para receber uma qualificação formal para o trabalho realizado por eles.
Vagas profissionais na Austrália
A Austrália também tem atualmente 192 áreas profissionais em falta de mão de obra local. O governo australiano divulgou uma lista com as posições que podem ser preenchidas por estrangeiros, entre elas, diversos ramos da engenharia, medicina, enfermagem e educadores. Veja a lista completa (em inglês) aqui.
Por Brenda Bellani