Treinamento pré-vestibular

Por Camila Mitye

Fazer o vestibular como treineiro pode ser bom para avaliar seus conhecimentos.
Fazer o vestibular como treineiro pode ser bom para avaliar seus conhecimentos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A idéia de se preparar para uma prova que nunca fez assusta muita gente. Os vestibulandos ficam amedrontados, a cada ano de ensino médio, com o ritmo frenético de estudos, sem saber se conseguirão ou não a desejada aprovação. Com o objetivo de satisfazer a necessidade dos estudantes de conhecer a prova antes do final do ensino médio e avaliar suas habilidades, foi criada a categoria "treineiro".

O treineiro é o jovem estudante do ensino médio (que ainda não o concluiu) que é autorizado a participar do Processo Seletivo de uma instituição como forma de “treinamento”. Grande parte das maiores Universidades do Brasil oferecem essa oportunidade de vivenciar e se familiarizar com os pequenos detalhes do vestibular e se preparar psicologicamente melhor quando for encarar o vestibular pra valer.

Principais universidades

Fuvest (USP - Universidade de São Paulo)
A participação de jovens que apenas queriam avaliar seu desempenho em uma prova de vestibular acontecia informalmente desde o primeiro vestibular da instituição, em 1976, mas foi oficializado como categoria específica “treineiros” em 1995, por decisão da Coordenação do Vestibular. Desde então, o vestibular para treineiros da Fuvest funciona da seguinte maneira: os estudantes podem escolher entre três carreiras fictícias exclusivas para concorrer: Humanas (prova semelhante à dos que concorrem ao vestibular para Direito), Exatas (prova semelhante à dos que concorrem ao vestibular para Engenharia) e Biológicas (prova semelhante à dos que concorrem ao vestibular para Medicina). Os 400 melhores em cada área têm o nome divulgado pela Fuvest.
Inscrições Vestibular 2015: 141.888
Treineiros: 14.910 (10,5%)

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
Os treineiros da Unicamp fazem inscrição normalmente, como os outros vestibulandos, inclusive quanto à escolha de curso e a prova, que é a mesma. A diferença é que seus nomes não saem na lista de aprovados comum e quem quiser verificar seu desempenho têm de consultar o site da universidade.
Inscrições Vestibular 2015: 77.128
Treineiros: ???

Unesp (Universidade Estadual Paulista)
O Processo Seletivo para treineiros da Unesp é igual ao dos alunos regulares, inclusive com o nome dos aprovados na mesma lista de classificação. A única diferença é só o fato de não poderem se matricular.
Incrições no Vestibular 2015: 101.014
Treineiros: 2.093 (2,07 %)

Outros aspectos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entretanto, há alguns aspectos determinantes que devem ser observados pelos jovens interessados em fazer o vestibular como treineiros, assim como pelos seus pais. Em primeiro lugar, é importante respeitar o tempo e o espaço escolar do jovem, além do desenvolvimento integral que a escola o propicia, incluindo estabelecimento de relações pessoais, ganho de autonomia e, principalmente amadurecimento. Estas são algumas habilidades que o vestibular não mede. Além disso, o ensino médio é fundamental para a vida escolar do jovem e não deve servir apenas como um preparatório pré-vestibular.

O vestibular como treineiro não é recomendado para alunos muito jovens, do 1º ano do ensino médio, pois eles ainda não têm maturidade emocional suficiente. Jovem e imaturo, o estudante começa a se preocupar muito cedo com o vestibular, torna-se ansioso e tenso, afetando também sua família.

Dois lados da mesma moeda

A questão apresenta também os dois lados da mesma moeda: Ao fazer uma prova de vestibular como treineiro, o aluno pode ter duas reações, de acordo com seu desempenho:

- Bom desempenho: o estudante tende a ficar relaxado e acomodado, achando que passa com tranqüilidade no vestibular e assim maneirar nos estudos;

- Mau desempenho: pode influenciar o estudante a descartar uma carreira por achar a concorrência impossível de ser derrotada e provocar frustrações que poderiam ter sido evitadas.

E, finalmente, para simples efeito de experiência similar ao vestibular, os simulados (aplicados pela própria escola ou outras instituições) podem ser menos danosos e proporcionar resultados eficientes.