Replicação do DNA e Mutações

Videoaula para vestibular e Enem aborda um tema muito importante na prova de Biologia: DNA e Mutações

O professor José Drummond, formado em Medicina, aborda um tema super importante: Replicações do DNA e Mutações

Para enteder um pouco do assunto, o DNA é responsável por definir nossas características físicas, como se fosse uma “impressão digital”. Por meio dele é possível dizer quem somo e de onde viemos, a fim de esclarecer dúvidas sobre paternidade, por exemplo. 

O DNA está presente nos nossos cromossomos. Nossas células diploides apresentam 46 cromossomos e, consequentemente, 23 são provenientes de cada genitor. No teste de paternidade, as amostras de material genético são analisadas com o objetivo de identificar o grau de semelhança entre esses cromossomos. O grau de semelhança deve ser total, se não for, a possibilidade de paternidade é excluída. Se todos os genes coincidirem, então afirma-se que o suposto pai é verdadeiro com grau de confiabilidade de 99,99%. O DNA, utilizado no teste de paternidade, nada mais é que um tipo de ácido nucleico.

Os ácidos nucleicos têm como função determinar as características genéticas transmitidas hereditariamente, além de controlar as atividades metabólicas dos seres vivos. Existem dois tipos: DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico).

PUBLICIDADE