Química e Biologia - Sistema Endócrino
Confira uma aula gratuita de uma hora sobre sistema endócrino, com professores de Biologia e Química do QG do Enem.Os professores Pedro Rocha, de Biologia, e Gabriel Cabral, de Química, darão uma hora de aula sobre Sistema Endócrino.
Para já entrarmos no clima da aula, separamos pontos importantes sobre tema:
O sistema endócrino se baseia na comunicação entre as glândulas e as células-alvo. Sendo as glândulas endócrinas as que liberam as secreções na corrente sanguínea, e células-alvo as que possuem receptores específicos para o mediador químico em questão.
Para estudarmos as glândulas, é importante começarmos identificando os hormônios e suas composições:
Proteicos: Formado por uma sequência de aminoácidos, seus receptores se encontram na membrana plasmáticas das células-alvo. Ex: insulina.
Esteroides: Formados a partir do colesterol, são capazes de atravessar a biocamada fosfolipídica das células.
Aminas: Hormônios provenientes dos aminoácidos, como os T3 e T4, da tireoide.
Se nos aprofundarmos um pouco mais e falarmos sobre as glândulas, podemos citar alguns exemplos:
Hipófise e Hipotálamo: Popularmente chamada de glândula mestre, a hipófise controla a atividade de diversas outras glândulas. Porém, não trabalha sozinha, ela está fortemente relacionada com o hipotálamo. Aqui estamos falando do controle de secreção da glândula tireoide, o hormônio FSH que desenvolve os folículos ovarianos femininos e estimula a produção masculina de espermatozoide, liberação de progesterona (mulheres) e testosterona (homens), produção do hormônio do crescimento, produção de prolactina estimulando a síntese do leite após o parto, entre outros.
Neuro-Hipófise: É responsável pela contração do miométrio facilitando o parto, entre outras.
Pineal: Muitos a consideram vestigial, mas acredita-se que há uma relação com a produção de melatonina que regula o sono. A glândula possui relação com o ritmo circadiano, influenciando-se com os períodos de luminosidade e obscuridade.
Tireoide: Os hormônios tireoides agem em todos os tecidos, aumentando a taxa metabólica que gera um aumento da liberação de calor, desenvolvimento fetal, suporte ao sistema nervoso, aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão no sangue. A glândula ainda inibe a perda de cálcio, fosfato e hidroxiprolina da matriz óssea para o sangue.