Não há nenhuma determinação ou critério estabelecido em edital que vete a isenção de taxa para treineiros. A solicitação de isenção de taxa é feita antes do processo de inscrição, ao passo que o seu prazo inicia hoje, 14 de abril, e encerra no dia 25 do mesmo mês, o período de inscrições ainda não foi estabelecido.
Dentre os critérios que garantem isenção, há alguns relacionados com renda e outros com escolaridade. Sendo eles:
-
Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
-
Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;
-
Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Desta forma, treineiros podem solicitar isenção de taxa no caso de serem cadastrados no CadÚnico.
Como solicitar isenção de taxa no Enem 2025?
Para solicitar a isenção de taxa no Enem 2025, acesse a Página do Participante até o dia 25 de abril e seguir os seguintes passos:
-
Ao acessar a Página do Participante a robô Nanda irá te dar duas opções: Entrar com gov.br ou ISENÇÃO. A primeira opção é para quem ainda não fez o cadastro no gov.br. Se já fez, clique em ISENÇÃO.
-
Em seguida, a Nanda vai te pedir para selecionar a imagem que corresponde ao objeto mencionado e para informar CPF e data de nascimento. Depois é só clicar em INICIAR SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO.
-
Ao acessar o sistema, uma tela vai mostrar os estudantes que têm direito a isenção da taxa. Se você se encaixar em algum grupo, aceite os termos e prossiga.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
O quarto passo da solicitação envolve a confirmação de dados pessoais, como data de nascimento e nome da mãe. Se estiver tudo certo, clique em PRÓXIMO.
-
Agora chegou a hora de informar o seu CEP e endereço. Caso não lembre seu CEP, é possível fazer uma consulta no site dos Correios.
-
A sexta etapa é a escolaridade. Aqui, o participante precisa informar se já terminou ou não o ensino médio. São quatro opções.
-
Em seguida, informe se estuda ou estudou em escola pública, ou estudou em colégio particular com ou sem bolsa ou se nunca frequentou a escola.
-
Quem marcou a opção que concluiu o ensino médio deve indicar se a conclusão foi pelo Encceja ou não.
-
Informe o tipo de ensino (regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Encceja) e o ano de conclusão do ensino médio.
-
Em seguida, o estudante deve indicar se possui ou não o Número de Identificação Social (NIS). Se não souber, é possível consultar no site do CadÚnico.
-
Verifique e confirme todas as informações dadas até aqui.
-
Os estudantes que solicitam isenção precisam preencher o questionário soecioeconômico. Aqui, o participante vai informar sua renda e da família, além das características da sua residência e outros detalhes.
-
Informe um e-mail e telefone celular para contato. Não é obrigatório informar telefone fixo.
-
Os participantes precisam enviar uma foto digital de frente, recente e, de preferência, de fundo branco. O edital do Enem pede para que o participante não use gorro, boné ou outros acessórios que dificulte a identificação.
-
Chegamos na última etapa! Confirme novamente todos os seus dados e, caso estejam corretos, marque a opção "Confirmo meus dados para solicitação de isenção do Enem 2025" e clique em enviar solicitação.