Resultado do Enem 2023: como usar suas notas?

Com as notas do Enem 2023 em mãos, é preciso saber as opções ao seu alcance para tomar a melhor decisão. Veja o que pode ser feito com as notas do Enem 2023
Em 16/01/2024 09h54 , atualizado em 25/04/2024 15h35 Por Tiago Vechi

Mãos fazendo sinal de aprovação
Saiba as suas opções com a nota do Enem 2023
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado do Enem 2023 pode ser utilizado para fazer graduação sem pagar mensalidade, para conseguir financiamentos ou descontos parciais, assim como, para estudar na Europa, nos Estados Unidos ou Canadá. Tudo isso a partir da sua nota na prova realizada em novembro do ano passado.  

Há programas coordenados pelo Ministério de Educação (MEC), mas, também há processos internos de universidades particulares e públicas que utilizam as notas do Enem. Se você não conseguir a aprovação em um primeiro momento, aguarde a divulgação da lista de espera, muitos candidatos são convocados nesta fase. 

Como usar a nota do Enem 2023?

Os programas coordenados pelo MEC são as principais portas de entrada no ensino superior que utilizam a nota do Enem. Conheça os três sistemas de ingresso disponíveis:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu);

  • Programa Universidade para Todos (ProUni);

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Saiba mais sobre cada um dos programas:

SiSU 2024

O SiSU é o sistema que unifica as vagas em instituições de ensino públicas (sem cobrança de mensalidade), tais como universidades federais, universidades estaduais, centros tecnológicos, institutos federais, entre outros. Você pode escolher duas opções de curso. Todos os estudantes podem participar, mas é necessário não ter zerado a redação.

Lembrete: A partir de 2024, o Sisu só terá uma edição por ano.

Lista de espera Sisu 2024

Caso a aprovação na chamada regular não seja alcançada, mantenha a calma, pois ainda há a oportunidade de participar da lista de espera. Siga estas orientações:

  1. Decida se deseja participar da Lista de Espera do Sisu para a sua 1ª ou 2ª opção de curso.
  2. Esteja atento ao cronograma do Sisu para identificar quando se inicia o período de manifestação para participação na lista de espera.
  3. Na data designada para a manifestação na lista de espera do Sisu, escolha seu curso e confirme sua participação, assegurando-se de que o processo foi concluído. Segundo informações do MEC, ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.
  4. Os resultados da lista de espera serão divulgados pelas instituições participantes. Portanto, acompanhe esses resultados por meio dos sites oficiais das universidades e institutos.

ProUni 2024

O ProUni é um programa que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares. Para se ter direito às bolsas do Prouni, é preciso atender aos seguintes requisitos:

Além de ter feito o Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota na redação maior do que zero, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial 50%) e satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Fies 2024

O Fies conta com financiamentos em universidades particulares. Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética, das notas nas provas, igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Instituições de ensino internacionais

O Inep estabeleceu parcerias com universidades em Portugal para que a prova do Enem funcione como porta de entrada. Mas, também há registros de universidades em outros países que aceitam o Enem, por exemplo, a New York Universtiy (Estados Unidos) e a University of Toronto (Canadá).

Vestibulares próprios

Muitas universidades públicas possuem seus próprios processos seletivos internos, que aceitam o Enem como parte da seleção ou em substituição ao vestibular tradicional. Dois exemplos disso são os sistemas Enem-USP e Enem-Unicamp.

Enem nas faculdades particulares

Várias instituições particulares de ensino aceitam o Enem como vestibular e até possuem programas de bolsas específicos para alunos que ingressam nesta modalidade. Por exemplo, a Estácio garante bolsas para notas a partir de 300 e quanto maior a nota, maior será a bolsa.

Projeto Pré-Enem 2023 Brasil Escola & Estácio

O projeto Pré-Enem 2023 foi realizado pelo Brasil Escola com oferecimento da Estácio. A iniciativa visou oferecer a estudantes diversos serviços gratuitos que contribuíram no processo de preparação para as provas do Enem.

Estácio é uma universidade que oferece mais de 440 cursos no Brasil em todos os estados brasileiros. Com 53 anos de história, a instituição disponibiliza formações nos níveis de graduação e pós-graduação, tanto na modalidade presencial quanto a distância, além de outros formatos de ensino, como o semipresencial, que possui uma metodologia específica para o aprendizado híbrido, unindo conteúdos digitais à sala de aula tradicional.

Veja como foi o resumo das transmissões ao vivo do Pré-Enem 2023 Brasil Escola & Estácio:

Quadro informativo das lives do Pré-Enem 2023 do Brasil Escola e Estácio