Prova Amarela - Questão 62

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem
ataques diversos, assassinatos e seqüestros. Na Ásia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center.

A partir das informações acima, conclui-se que

a) as ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos.

b) o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização.

c) os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica.

d) as organizações mencionadas identificam-se quanto aos princípios religiosos que defendem.

e) tanto as Farc quanto a Al Qaeda restringem sua atuação à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia.

Gabarito: C

Resolução:

a) Falsa. A guerrilha busca se impor contra seus oponentes travando seqüestros de importantes figuras políticas e ações de combate contra inimigos políticos nacionais e seus pretensos aliados. Já os terroristas, agem de uma maneira diluída, espalhados pelo mundo, compondo diversos pólos de ação que não estabelecem quando e a que hora atacar seus maiores inimigos.

b) Falsa. Ultimamente, diversos movimentos internacionais lutam pelo fim da ação das FARC. Tendo suas ações vinculadas ao tráfico de drogas, acabaram tendo suas motivações políticas questionadas em face às volumosas quantidades de dinheiro que o tráfico movimenta na região controlada pelos guerrilheiros colombianos.

d) Falsa. As FARC não se valem de nenhum tipo de justificativa religiosa para legitimarem sua ação guerrilheira. Somente os terroristas islâmicos, mediante uma interpretação restrita do Alcorão, defendem a derrubada dos EUA enquanto sendo o prolongamento da jihad promovida por Maomé no século VII.

e) Falsa. A ação terrorista da Al Qaeda não restringe sua ação em determinadas regiões do planeta. Toda e qualquer oportunidade para fazer frente aos seus inimigos é aproveitada para que sua ação seja imposta. As FARC, não tendo representantes disseminados em diferentes partes do globo, concentram suas ações na mata colombiana.

A correta: c) Verdadeira. Os atentados de 11 de setembro promoveram uma grande revisão nas políticas de proteção territorial dos EUA. A destruição do World Trade Center, um dos maiores pontos de transação econômica norte-americano, expôs a inimaginável fragilidade a qual a nação americana estava exposta.

Questão anterior --- Próxima questão