Prova Amarela - Questão 48

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A figura abaixo apresenta dados percentuais que integram os Indicadores Básicos para a Saúde, relativos às principais causas de mortalidade de pessoas do sexo masculino.



Com base nos dados, conclui-se que

a) a proporção de mortes por doenças isquêmicas do coração é maior na faixa etária de 30 a 59 anos que na faixa etária dos 60 anos ou mais.

b) pelo menos 50% das mortes na faixa etária de 15 a 29 anos ocorrem por agressões ou por causas externas de intenção indeterminada.

c) as doenças do aparelho circulatório causam, na faixa etária de 60 anos ou mais, menor número de mortes que as doenças do aparelho respiratório.

d) uma campanha educativa contra o consumo excessivo de bebidas alcoólicas teria menor impacto nos indicadores de mortalidade relativos às faixas etárias de 15 a 59 anos que na faixa etária de 60 anos ou mais.

e) o Ministério da Saúde deve atuar preferencialmente no combate e na prevenção de doenças do aparelho respiratório dos indivíduos na faixa etária de 15 a 59 anos.

Gabarito: B

Resolução:

a) Falsa. As doenças isquêmicas do coração entre 30 e 49 anos é de aproximadamente 10% e dos 60 anos ou mais é maior que os 10% aproximando de 15% da população nessa idade, ou seja, é um tipo de doença mais freqüente nas pessoas com mais de 60 anos.

c) Falso. Somando as porcentagens aproximadas das mortes causadas pelas doenças do aparelho circulatório que atingem a população com 60 anos ou mais teremos aproximadamente 40%. E a soma das porcentagens das mortes causadas pelas doenças do aparelho reparatório é de aproximadamente 15%, portanto a população na faixa etária dos 60 anos ou mais morrem mais das doenças do aparelho circulatório do que do aparelho respiratório.

d) Falso. Pois os tipos de acidentes ocorridos por causa do consumo excessivo de bebidas alcoólicas matam mais a população entre os 15 e os 59 anos.

e) Falso. Pois a população de idade entre 15 e 59 anos não tem como causa de suas mortes doenças referentes ao aparelho respiratório.

A correta: b) Se somarmos a porcentagem de pessoas que morrem por agressões (aproximadamente 45%) com a porcentagem de pessoas que morrem por causas externas de intenção indeterminada (aproximadamente 5%) irá chegar a um valor aproximado de 50%.

Questão anterior --- Próxima questão