Prova Amarela - Questão 16

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero.

Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.

Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8.

Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

a) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto.

b) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.

c) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto.

d) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.

e) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.

Gabarito: A

Resolução:

A cidade de Pequim está localizada no 8° fuso Leste, ou seja, 120°L.

O estado do Amapá está situado no 3° fuso Oeste: 45° O.

A diferença é de 11 fusos horários entre as duas localidades. Considerando que as horas são reduzidas conforme se desloca de leste para oeste (1 hora a cada fuso), temos:

20 h 8 min. (horário da cerimônia em Pequim) – 11 horas (diferença de fuso horário) = 09 h 8min.

Resolução comentada dos itens falsos:

b) Falso – Para ser 12:08 do dia 8 de agosto o estado do Amapá deveria estar localizado no fuso 0°.
c) Falso – Para isso acontecer, o Amapá deveria estar localizado no 3° fuso leste, ou seja, 45°L. No entanto, o Amapá está situado no 3° fuso oeste, que corresponde a 45°O.
d) Falso – Isso só ocorreria se Pequim estivesse 5 horas a menos em relação ao estado do Amapá.
e) Falso – Esse fato se concretizaria se o Amapá estivesse 8 horas a frente de Pequim.


Questão anterior --- Próxima questão