Prova Amarela - Questão 10

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um estudo recente feito no Pantanal dá uma boa idéia de como o equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. As peças do quebra-cabeça são o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue
abrir o fruto e engolir a semente do manduvi, sendo, assim, o principal dispersor de suas sementes. O manduvi, por sua vez, é uma das poucas árvores onde as araras-azuis
fazem seus ninhos.

Até aqui, tudo parece bem encaixado, mas... é justamente o tucano-toco o maior predador de ovos de arara-azul — mais da metade dos ovos das araras são predados pelos tucanos. Então, ficamos na seguinte encruzilhada: se não há tucanos-toco, os manduvis se extinguem, pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos, e isso afeta as araras-azuis, que não têm onde fazer seus ninhos. Se, por outro lado, há muitos tucanos-toco, eles dispersam as sementes dos manduvis, e as araras-azuis têm muito lugar para fazer seus ninhos, mas seus ovos são muito predados.

Internet: (com adaptações).

De acordo com a situação descrita,

a) o manduvi depende diretamente tanto do tucano-toco como da arara-azul para sua sobrevivência.

b) o tucano-toco, depois de engolir sementes de manduvi, digere-as e torna-as inviáveis.

c) a conservação da arara-azul exige a redução da população de manduvis e o aumento da população de tucanos-toco.

d) a conservação das araras-azuis depende também da conservação dos tucanos-toco, apesar de estes serem predadores daquelas.

e) a derrubada de manduvis em decorrência do desmatamento diminui a disponibilidade de locais para os tucanos fazerem seus ninhos.

Gabarito: D

Resolução:

a) (falso) – O manduvi depende diretamente apenas da população de tucanos-toco.
b) (falso) – O mecanismo alimentar e digestório dos tucanos-toco, não inviabilizam as sementes do manduvi. Se estabelecida esta situação, a população de manduvi estaria comprometida.
c) (falso) – Para conservação da arara-azul neste ecossistema, é necessária uma condição inversa à proposição sugerida pela alternativa, ou seja: aumento da população de manduvi e redução da população de tucano-toco.
e) (falso) – Conforme a situação descrita, não foi mencionada qualquer caracterização a cerca da nidificação dos tucanos-toco. Portanto não é possível inferir que os tucanos-toco nidifiquem também no manduvi.

A correta: d) Como a nidificação da arara-azul ocorre principalmente no manduvi, as aves desta espécie necessitam da dispersão deste vegetal, que depende do hábito nutricional dos tucanos-toco. Logo, a conservação das araras-azuis está condicionada a existência dos tucanos-toco, mesmo sendo esta espécie de tucano, predadora dos ovos das araras-azuis.

Questão anterior --- Próxima questão