Prova Amarela - Questão 1

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Ema

O surgimento da figura da Ema no céu, ao leste, no anoitecer, na segunda quinzena de junho, indica o início do inverno para os índios do sul do Brasil e o começo da estação seca para os do norte. É limitada pelas constelações de Escorpião e do Cruzeiro do Sul, ou Cut'uxu. Segundo o mito guarani, o Cut’uxu segura a cabeça da ave para garantir a vida na Terra, porque, se ela se soltar, beberá toda a água do nosso planeta. Os tupisguaranis utilizam o Cut'uxu para se orientar e determinar a duração das noites e as estações do ano. A ilustração a seguir é uma representação dos corpos celestes que constituem a constelação da Ema, na percepção indígena.



A próxima figura mostra, em campo de visão ampliado, como povos de culturas não-indígenas percebem o espaço estelar em que a Ema é vista.



Considerando a diversidade cultural focalizada no texto e nas figuras acima, avalie as seguintes afirmativas.

I A mitologia guarani relaciona a presença da Ema no firmamento às mudanças das estações do ano.

II Em culturas indígenas e não-indígenas, o Cruzeiro do Sul, ou Cut'uxu, funciona como parâmetro de orientação espacial.

III Na mitologia guarani, o Cut'uxu tem a importante função de segurar a Ema para que seja preservada a água da Terra.

IV As três Marias, estrelas da constelação de Órion, compõem a figura da Ema.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, II e IV.

Gabarito: D

Resolução:

I – Verdadeiro. A própria informação do texto fornece dados sobre a tradição guarani e a afirmativa somente reafirma o que foi previamente dito.

II – Verdadeiro. Conforme salientado no enunciado, diferentes culturas utilizam de diferentes pontos de referência para orientação. No caso, as culturas indígenas e não-indígenas assinaladas usam, respectivamente, as constelações e Cut'uxu e Cruzeiro do
Sul.

III – Verdadeiro. Unindo conhecimento empírico e mitologia os guaranis utilizam a constelação Cut'uxu para ordenar sua percepção espacial, marcar fenômenos naturais e interpretar a realidade que os cerca.

IV – Falso. Observando comparativamente os astros utilizados para formular cada um das constelações, o candidato pode perceber que as duas constelações somente utilizam de uma mesmo região espacial, mas não utilizam os mesmos corpos celestes.

O texto faz referência às estações do ano de acordo com o surgimento da constelação de Ema, a qual indica o começo do inverno no sul e de seca no norte, o que faz da afirmação I correta. A constelação também indica posicionamento espacial e, consequentemente, orientação espacial tanto para civilizações indígenas quanto para não-indígenas, portanto, a afirmação II está correta. De acordo com a mitologia guarani, o Cut’uxu segura a cabeça da ave para garantir a vida na Terra, porque, caso ela se solte, beberá toda água, então, a afirmação III também está correta.  

Próxima Questão