ProUni 2020/1 abre período para cadastro na lista de espera

Interessados nas vagas remanescentes podem se cadastrar até o dia 9 de março.
Em 06/03/2020 07h30 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020/1 está com o período aberto para manifestação de interesse nas vagas da lista de espera. Prazo vai até o dia 9 de março.

Cadastre-se na lista de espera

Podem solicitar a participação na lista os candidatos que não foram pré-selecionado nas chamadas regulares do programa de acordo com as seguintes situações:

Pode participar para o curso correspondente à primeira opção:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares;
  • Pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Pode participar para o curso correspondente à segunda opção:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso;
  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;
  • Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Resultado e procedimentos

O Ministério da Educação (MEC) vai liberar o resultado no dia 12 de março. Os candidatos pré-selecionados terão entre os dias 13 e 16 de março para procurar a instituição na qual a bolsa foi liberada e apresentar a documentação comprobatória para realizar a confirmação das informações. É de responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento.

Bolsas

O ProUni ofereceu 252.534 bolsas de estudos para o primeiro semestre de 2020. As bolsas são divididas em integrais (100%) e parciais (50%) e a concessão é feita de acordo com a renda familiar do candidato. Confira:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Integral: Bolsa oferecida aos estudantes com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio. O benefício é de 100%.
  • Parcial: Bolsa oferecida aos participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. O desconto é de 50% nas mensalidades.

Quem participou do ProUni 2020/1?

O programa aceitou inscrições de estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, alcançaram média igual ou superior a 450 pontos, nota acima de zero na redação, e se encaixou nos critérios abaixo:

  • Ter feito todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
  • Ter feito em partes o Ensino Médio em escola pública e em escola particular, desde que tenha tido bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência (PcD);
  • Ser professor de ensino básico na rede pública e comprovar o magistério, desde que concorra às vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.

ProUni 2020/1

As inscrições no ProUni foram realizadas de 28 de janeiro até 1º de fevereiro, após o cronograma passar por alterações em consequência de problemas com a correção do Enem 2019. Foram recebidas 1.507.807 inscrições de 782.497 candidatos. O resultado foi divulgado no dia 4 de fevereiro e a segunda chamada no dia 18.

Mais: Entenda o caso das alterações no SiSU e ProUni

Para mais informações acesse o Site do ProUni ou a página do Brasil Escola.