Isenção de taxa do Enem 2023: saiba quem pode pedir o benefício

Estudantes podem solicitar gratuidade somente até o dia 28 de abril, apenas pela internet
Em 18/04/2023 07h29 , atualizado em 18/04/2023 08h37 Por Silvia Tancredi

Isenção de taxa do Enem 2023
Isenção de taxa do Enem 2023 é um benefício para alguns estudantes
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Podem pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2023 estudantes da rede pública e bolsistas da particular com renda de até um salário mínimo e inscritos no CadÚnico.

O prazo para solicitar o benefício abriu ontem (17) e segue até o dia 28 de abril. Os interessados devem fazer o pedido pela página do participante do Enem.

Peça isenção de taxa do Enem 2023

Confira abaixo mais detalhes sobre quem pode pedir isenção de taxa inscriçao do Enem:

  • Estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública;

  • Candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.

A previsão é que o resultado das solicitações de isenção saia no dia 8 de maio. Recursos serão recebidos desse dia até 12 de maio.

Justificativa de ausência

Durante o mesmo período dos pedidos de isenção, também serão recebidas as justificativas de ausência do Enem 2022. Nesse caso, podem participar estudantes que ganharam a isenção na edição passada, mas não puderam comparecer às provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Podem justificar a ausência no Enem candidatos que passaram por situações como morte na família, acidente de trânsito, assalto ou furto, maternidade ou paternidade, trabalho ou deslocamento a trabalho, etc.

Todos os estudantes precisam apresentar documentação que comprove o motivo da ausência. O resultado dos pedidos de justificativa também será divulgado no dia 8 de maio.

Enem 2023

O prazo de inscrições para o Enem 2023 será de 5 a 16 de junho. O valor da taxa ainda não foi informado, mas, na edição anterior, os inscritos precisaram pagar taxa no valor de R$ 85.

As provas do Enem 2023 estão marcadas para os domingos 5 e 12 de novembro. Os estudantes deverão elaborar uma redação e responder 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.

Saiba como estudar para o Enem 2023