Espelho da redação do Enem 2015 ainda não foi liberado

Pela primeira vez, inscrições da nova edição foram abertas antes da divulgação dos textos.
Em 17/05/2016 14h28 , atualizado em 18/07/2022 15h00 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser liberado a partir das edição de 2012. No entanto, esta é a primeira vez em que a divulgação da digitalização dos textos não foi liberada, mesmo com a abertura das inscrições. 

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou, em dezembro de 2015, que o espelho da redação fosse divulgado junto com as notas do Enem 2015. No entanto, a decisão acabou não valendo para tal edição, já que o prazo para recursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se encerraria em 15 de fevereiro e a pontuação do exame foi publicada em 8 de janeiro. 

O Brasil Escola entrou em contato diversas vezes com o Inep, mas a assessoria de imprensa do órgão disse que não há uma previsão para liberação do espelho e nenhuma posição sobre o caso. 

Competências

Em abril, a descrição das notas por competência esteve disponível na Página do Participante por algumas horas (foto 1). Estudantes relataram nas redes sociais, inclusive, dificuldade no acesso ao link. As informações foram retiradas do site posteriormente e não estão mais disponíveis. Com a abertura das inscrições do Enem 2016, os participantes da última edição não possuem mais acesso às respectivas notas, já que portal dos anos anteriores só conta com a opção de acesso até 2014. 

 

Competências avaliadas na correção da redação

O participante também teve acesso ao gráfico geral dos desempenhos dos estudantes na redação e a porcentagem na faixa em que está inserido (foto 2). O dado também foi suspenso. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desempenho geral comparado com o individual

O Enem 2015 foi realizado em 24 e 25 de outubro. Dos 7,7 milhões de inscritos, 5,7 participaram das provas. O resultado foi publicado no fim da tarde de 8 de janeiro. As notas para os treineiros foram divulgadas apenas em 8 de marçoDos 5,7 milhões de participantes que compareceram aos dois dias do exame, mais de 53 mil zeraram a redação. Outros 104 estudantes alcançaram a nota mil. 

Enem 2016

As inscrições do Enem 2016 seguem até a próxima sexta-feira (20). A taxa é de R$ 68 e deve ser paga até às 21h59 de 25 de maio. O pagamento pode ser feito em qualquer banco, agência dos Correios ou Casas Lotéricas. 

Inscreva-se no Enem

As provas do Enem 2016 serão realizadas em 5 e 6 de novembro. Os portões serão fechados às 13h e as provas começarão às 13h30, horário de Brasília. O primeiro dia será composto por 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Ciências Humanas. Já o segundo contará com 45 perguntas de Matemática e outras 45 de Linguagens e Códigos, além da redação. 

O Brasil Escola traz oportunidades gratuitas de estudo para o Enem. Você encontra em nosso site as correções de edições passadas, simulados online, videoaulas, dicas e muito mais. 

Por Lorraine Vilela