Vagas do Enem-USP 2026 foram anunciadas pelo Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP). Para o ano que vem, estão confirmadas 1,5 mil vagas, mesmo número das últimas edições.
O Enem-USP é um processo que seleciona estudantes para cursos de graduação da USP por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição de 2026 serão aceitas as notas do Enem 2025.
As inscrições são geralmente recebidas nos meses de novembro e dezembro. No Enem-USP 2025, por exemplo, os candidatos puderam se inscrever entre os dias 27 de novembro e 20 de dezembro.
Ao todo a USP contará com 11.147 vagas em cursos superiores em 2026. Metade dessas oportunidades são destinadas a quem terminou os estudos em escola pública.
Leia também: USP anuncia vagas do Vestibular 2026
Vagas do Enem-USP 2026
As vagas do Enem-USP 2026 foram divulgadas pelo Conselho Universitário:
-
Ampla Concorrência (AC): 684 vagas
-
Escola Pública (EP): 512 vagas
-
Escola Pública - Pretos, pardos e indígenas (PPI): 304 vagas
-
Total: 1.500 vagas

Crédito: Adriana Cruz.
Como funciona o Enem-USP 2026?
O Enem-USP é uma seleção realizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) que aceitará a nota do Enem 2025. A taxa de inscrição da última edição foi de R$ 11. Mesmo com este valor, a Fuvest aceita pedidos para participar do processo seletivo
A inscrição é realizada pela internet. Os participantes podem optar por concorrer em até três cursos dentro da mesma área de conhecimento.
A Fuvest libera as notas de corte do Enem-USP antes da divulgação da lista de aprovados.
Chegue mais preparado para a prova do Enem com o simulado gratuito do Brasil Escola!
Confira: Maiores e menores notas de corte do Enem-USP
Vagas da USP para 2026
As vagas da USP são oferecidas por meio de três formas de ingresso: vestibular da Fuvest, Enem-USPProvão Paulista
Lembrando que o Provão Paulista é o vestibular seriado que disponibiliza vagas em instituições públicas paulistas de ensino. A cada ano, os estudantes matriculados na rede pública estadual poderão participar do exame e acumular pontos para concorrer a vagas no ensino superior quando chegarem ao terceiro ano.
Dentro desta reserva de vagas, há oportunidades destinadas específicas para grupos de estudantes como pretos, pardos e indígenas (PPI). A quantidade específica de vaga para esses candidatos é igual à proporção desta população no estado de São Paulo.
Crédito: Divulgação / Fuvest.
Saiba tudo sobre o vestibular da Fuvest.