Recém-aprovado fornece dicas para a prova do Enem 2024

Oferecimento:

Para te ajudar nessa reta final para a prova do Enem 2024, conversamos com Alexandre, aprovado pelo Sisu na Unioeste.

Em 23/10/2024 12h15 , atualizado em 23/10/2024 12h16
Por Tiago Vechi
A prova do Enem 2024 será aplicada no domingo da semana que vem.
Crédito da Imagem: Divulgação

Faltam 10 dias para a prova do Enem 2024, com a aproximação do exame, os participantes sentem nervosismo o que acaba gerando dúvidas relacionadas à execução das provas. Nesse momento, é importante saber o que alunos aprovados em edições recentes têm a dizer.

Para te ajudar nessa missão, conversamos com Alexandre Alves, ex-aluno da rede de colégios Positivo, aprovado para Ciência da computação pelo Sisu na Unioeste. Veja o que ele nos contou.

Leia também: Dicas de aprovada em medicina no Enem.

Como lidar com o nervosismo durante a prova do Enem?

Alexandre nos conta que sentia nervosismo e ansiedade, ainda que tivesse realizado simulados e participado de edições anteriores do Enem como treineiro. Pois, como ele disse:

Não é fácil lidar com nervosismo na hora da prova, entretanto, Alexandre nos conta que para resolver essa sensação, se esforçou para respirar fundo e focar na sua preparação até aquele momento. Foram anos de estudo e ele sabia que seu esforço traria resultados.

Veja também: Simulados do Enem

Estratégias para a prova do Enem

Questionamos quais métodos Alexandre utilizou para realizar o exame do Enem no ano em que foi aprovado. Ele disse que, no primeiro dia, leu a proposta da redação logo no início da aplicação do exame, para já ir pensando em estratégias de como começar seu texto ao longo da resolução das questões.

Em relação às perguntas de humanas e linguagens, ele afirmou que lia primeiro o enunciado e as alternativas, para só depois ver o texto complementar. Assim que ele teve uma ideia objetiva do que fazer na redação, parou de fazer as questões e fez o texto dissertativo por inteiro antes de retornar à resolução dos itens objetivos, sempre prestando atenção no tempo que faltava para o fim da prova.

Já no segundo dia, ele resolveu primeiro as questões de ciências da natureza, por conta da vasta quantidade de fórmulas relacionadas às matérias. Em seguida, foi resolver os itens de matemática com foco nas questões que identificava a solução rapidamente.

Saiba mais: Aulão do Pré-Enem no Brasil Escola.

Qual lanche levar para o Enem?

Além da garrafinha de água, Alexandre levou bolachas, doces, balas, chocolates e chicletes. Ele afirmou que ter doces para comer, ajudou contra a exaustão de uma prova tão longa.

Sensação pós-prova

Após os dois dias de prova do Enem, Alexandre afirma que sentia uma mistura de emoções. Ele revelou:

”Mal tinha acabado a prova e ficava pensando em quando os gabaritos provisórios e oficiais iriam sair. Apesar de, em geral, não ter ficado otimista num primeiro momento, tentei pensar positivamente e acreditar que tinha conseguido passar com boas notas em cada área do conhecimento.”

Dicas para quem vai fazer o Enem 2024

Pedimos que Alexandre desse conselho para quem vai fazer o Enem 2024, ele disse que, acima de tudo, é preciso ter confiança, mesmo com a sensação de ansiedade e nervosismo. É necessário pensar em todo esforço e dedicação até chegar naquele momento da prova.

Por fim, o universitário disse:

” Além disso, acredito que seja importante dizer que no dia prova, caso não consiga resolver uma questão, deixe essa para depois e vá para próxima, porque cada minuto de prova conta.