ProUni: professor já formado também poderá ser bolsista

Oferecimento:

Segundo MEC, quem tiver interesse em fazer mais um curso de licenciatura não precisará comprovar renda

Em 18/10/2017 16h13 , atualizado em 18/10/2017 16h21
Por Silvia Tancredi

Professores que já fizeram um curso de licenciatura agora poderão fazer mais um como bolsistas se forem aprovados no Programa Universidade para Todos (ProUni). A informação foi divulgada hoje, 18 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja como funciona o ProUni

Segundo o órgão, os professores não vão precisar comprovar renda. A medida também valerá para estudantes que tiverem interesse em fazer cursos de licenciatura. Vale destacar que as vagas serão abertas no processo seletivo para vagas remanescentes.                                          

O MEC afirmou que essa estratégia visa ajudar a preencher as vagas ociosas em cursos de licenciatura. Na última edição do ProUni, de 56 mil bolsas oferecidas, 20 mil não foram preenchidas. 

Cursos a distância

Outra novidade anunciada pelo MEC é que, a partir de 2018, 75% das vagas oferecidas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), as quais são ministradas a distância, serão reservadas a professores que cursem seu primeiro ou segundo curso de licenciatura.

A medida tem como objetivo retomar a oferta de oportunidades por meio da UAB. Para este ano e para o próximo, são disponibilizadas 250 mil vagas.        

Saiba mais detalhes sobre a Universidade Aberta do Brasil.