Inscrição Fies 2º semestre 2023: entenda como funciona o programa

Confira também principais perguntas e respostas relacionadas ao sistema que financia graduações

Em 04/07/2023 14h33 , atualizado em 04/07/2023 14h41
Por Silvia Tancredi
Fies 2023/2 conta com mais de 77 mil vagas

A inscrição para o Fies 2023/2 começou na manhã de hoje (4) e segue aberta até a próxima sexta-feira (7). O cadastro pode ser realizado de forma gratuita.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamentos em universidades particulares de todo o Brasil.

Segundo o MEC, quem contratar o Fies pagará as mensalidades com juros zero e a escala de financiamento varia conforme a renda familiar do candidato.

O MEC explica que o estudante que financiar sua graduação pagará as prestações das mensalidades conforme o seu limite de renda.

Tire suas dúvidas sobre o Fies 2023/2

Para que você, estudante, analise se o Fies é programa certo para você, listamos as principais perguntas e respostas relacionadas ao sistema que financia graduações.

Quem pode fazer inscrição no Fies?

Podem participar do Fies 2023/2 candidatos que:

  • Tenham feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;

  • Tenham tirado, no mínimo, 450 pontos de média geral das cinco provas do exame;

  • Não tenham zerado a redação do Enem.

  • Tenham renda mensal familiar bruta, por pessoa, entre um e três salários mínimos.

Como faço minha inscrição no Fies?

Os candidatos deverão ter a conta gov.br (login único dos serviços digitais do governo federal) para entrar no sistema de inscrições do Fies 2023/2.

No momento do cadastro, o estudante precisa escolher a universidade, o curso de graduação e o turno de interesse.

Quantas vagas são oferecidas no Fies 2023/2?

Quem se inscrever no Fies 2023/2 poderá concorrer a 77.867 vagas em 1.265 faculdades particulares. 

O que é nota de corte do Fies?

É a menor nota para ficar entre os selecionados em um grupo de preferência, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos no mesmo grupo de preferência. Possui caráter meramente informativo, sem garantia de pré-seleção no processo seletivo vigente, podendo ser consultada no sistema de inscrição FiesSeleção.

Como é a classificação do Fies?

Os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre até 3 (três) opções de curso/turno/local de oferta escolhidas, em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem, observada a seguinte sequência:

Quando sai o resultado do Fies 2023/2?

O resultado do Fies sairá no dia 11 de julho. Nesse momento, o estudante será pré-selecionado. Para efetivar a vaga, ele precisa complementar as informações prestadas no momento da inscrição entre os dias 12 e 14 de julho, na universidade de oferta da vaga.

Quem pode participar da lista de espera do Fies?

Os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única do Fies serão automaticamente incluídos em lista de espera.

Quando será a lista de espera do Fies 2023/2?

Os candidatos poderão participar da lista de espera do Fies 2023/2 de 18 de julho a 29 de agosto.

O Fies vale a pena?

Você já pensou em como vai ser começar a vida profissional com uma dívida para pagar? Por isso, antes de optar por essa escolha, é importante colocar as dúvidas no papel, analisar a situação e planejar o futuro para saber se realmente o financiamento vai valer a pena para o seu caso.

Confira se o Fies vale a pena