Faltam 100 dias para as provas do Enem 2023

Confira dicas faltando 100 dias para o Enem 2023. Provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro

Em 28/07/2023 00h10
Por Lucas Afonso
As provas do Enem são aplicadas em dois dias e possuem 180 questões objetivas e a redação.
Crédito da Imagem: Arquivo / Agência Brasil

Faltam 100 dias para o Enem 2023! As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos.

Neste prazo que antecede o exame, é importante os candidatos adotarem estratégias para organizar e planejar os estudos da melhor forma possível

A edição deste ano do Enem contou com 3,9 milhões de inscritos.

Saiba mais: Quando sai o local de provas do Enem 2023

Dicas para se preparar para o Enem 2023 faltando 100 dias 

Na opinião de Pedro Oscar Lorencini, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, os estudantes devem priorizar nestes meses um aprimoramento dos estudos de matérias e questões que possuem mais dificuldade. 

Para os conteúdos e temas que há mais facilidade, o interessante é realizar revisões. O gestor reforça também a importância de analisar as provas anteriores e verificar os temas que mais caem. 

A resolução de questões anteriores ajuda o candidato a se familiarizar com a estrutura da prova, bem como com o estilo da avaliação.

"O Enem possui características próprias, se apropriar dessas características, conhecer o exame, faz com que o candidato ganhe confiança e consiga identificar os pontos em que ainda precisa aprimorar os estudos."

Pedro Oscar Lorencini - Coordenador pedagógico do Poliedro Curso

Pedro alerta para os estudantes se atentarem ao tempo de duração das provas. No primeiro dia do exame, os candidatos além de terem de responder as 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, devem produzir a redação. Diante disso, Lorencini recomenda destinar aproximadamente uma hora para a produção do texto. 

Pedro Oscar Lorencini, coordenador pedagógico do Poliedro Curso.
Crédito: Divulgação.

Uma dica para os dois dias, é iniciar a resolução das questões a partir daqueles itens que os candidatos considerarem mais fáceis e se sentirem mais confiantes na resposta. 

Nesta reta final, Pedro sugere participar de grupo de estudos. Na visão do gestor, se preparar de formar conjunta pode servir como incentivo mútuo e uma alternativa mais prazerosa de estudo. 

Estudar com colegas pode tornar a rotina mais leve para os candidatos, já que o processo por si só é árduo. 

E é sempre importante reforçar que o cuidado com a saúde física e mental é primordial ao longo do processo de estudos. 

Veja também: Como elaborar um cronograma de estudos para o Enem

Provas do Enem 2023

Confira como serão distribuídas as provas do Enem 2023:

Como usar as notas do Enem

Com o Enem, é possível participar de programas do Ministério da Educação (MEC). Confira:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): cursos de graduação em universidades e institutos públicos;

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em faculdades particulares;

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): concede financiamento para pagamento de mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas.

Além desses processos seletivos, as universidades possuem seleções próprias que aproveitam as notas do Enem para vagas em cursos superiores. 

Com o desempenho do exame também é possível estudar em Portugal.