Enem 2023: como tema meio ambiente pode cair nas provas
Assunto caiu nas últimas edições do exame educacional, conforme mostram questões
Meio ambiente é um tema que cai com frequência do Enem, de acordo com professores. E, ao mapearmos as provas dos últimos cinco anos, em apenas uma edição o assunto não foi abordado.
O tema meio ambiente pode ser trabalhado no Enem 2023 em duas áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, especialmente em Biologia e Química, e Ciências Humanas, mais diretamente na disciplina de Geografia.
As questões do Enem podem cobrar o assunto meio ambiente de forma direta ou de forma indireta, como, por exemplo, em perguntas que envolvam fórmulas de química (confira nas imagens das questões do Enem abaixo).
O que é meio ambiente?
Segundo este artigo, meio ambiente é o conjunto de elementos, processos e dinâmicas biológicos, físicos e químicos que criam condições e mantêm a vida no planeta Terra, compreendendo também os seres humanos e as dinâmicas sociais, culturais e econômicas.
O meio ambiente é composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera. O meio ambiente é importante porque é dele que retiramos os recursos necessários para nossa subsistência.
Leia mais detalhes sobre o meio ambiente
Meio ambiente no Enem
Meio ambiente pode cair no Enem de forma isolada, ou seja, em apenas uma matéria ou de forma interdisciplinar na prova de Ciências da Natureza, abordando Biologia e Química, por exemplo.
Conforme professores de Biologia, Ecologia é uma das áreas da disciplina que mais caem no Enem. Vale lembrar que ecologia é a ciência que estuda as interações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem. Por isso, meio ambiente deve aparecer nas provas de Biologia.
Química Ambiental é um conteúdo comum na prova de Ciências da Natureza, por isso, de acordo com o professor de Química Murilo "Xoven", é importante conhecer as propriedades dos óxidos e como eles influenciam no meio ambiente.
Murilo Medici Navarro, professor de Geografia e coordenador pedagógico do Colégio Poliedro de São José dos Campos, ressalta que é fundamental relacionar as questões ambientais com as sociais. Na opinião do profissional, deve-se pensar em problemas ambientais que afetam diretamente os povos indígenas, comunidades ribeirinhas, quilombolas e os camponeses.
O educador também recomenda que os estudantes se atentem aos impactos sociais causados pelas mudanças climáticas. O foco deve ser como esse processo atinge as populações mais fragilizadas, tais como as comunidades que vivem próximas aos rios que sofrem pelas enchentes, em áreas semiáridas ou em regiões que apresentem algum tipo de escassez de recursos naturais.
O que estudar sobre o meio ambiente para o Enem?
Alguns assuntos dentro do tema meio ambiente podem ser trabalhados nas provas do Enem. Confira abaixo:
Problemas ambientais:
-
Aumento da frequência e da intensidade de eventos climáticos extremos, como tempestades, furações, secas e enchentes.
-
Desertificação e salinização do solo
-
Contaminação química do solo (promovida pela agricultura na zona rural e por indústrias e lixões nas cidades)
-
Contaminação da água, do solo e da atmosfera
-
Escassez hídrica provocada pelas mudanças climáticas e pela queda da infiltração da água no solo, resultante do desmatamento e da impermeabilização do solo
-
Perda da biodiversidade terrestre e aquática
Sustentabilidade:
-
Agroecologia
-
Política de resíduos sólidos: aterros sanitários e reciclagem
-
Reflorestamento
-
Leis de proteção ambiental: sistema nacional de unidades de conservação (SNUC) e código florestal
Teste seus conhecimentos sobre a temática ambiental e resolva exercícios aqui.
Meio ambiente no Enem na prática
Veja a seguir cinco questões das últimas provas do Enem que cobraram o tema meio ambiente:
Enem 2021
Enem 2020
Enem 2020
Enem 2019
Enem 2016
Enem 2023
O Enem 2023 será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. Normalmente, o cartão com o local de prova é liberado aos participantes no final do mês de outubro.
No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro de 2024. Com as notas em mãos, os estudantes poderão ingressar no ensino superior, por meio de programas do Ministério da Educação (SiSU, ProUni e Fies) e por vestibulares.