10 erros que podem afetar sua nota no Enem 2024
A forma de marcar o cartão-resposta, as orientações da redação e outros fatores podem prejudicar a sua nota no Enem 2024.
A nota do Enem leva em consideração uma série de variáveis para ser calculada e a correção dos itens dá importância a detalhes que podem fazer grande diferença no seu resultado. Há erros que é preciso ter atenção para não cometer, principalmente, na hora de marcar o cartão-resposta e também quando for passar a redação a limpo.
Pois, além de prejudicar, esses deslizes podem até zerar a sua nota na redação ou anular completamente questões que você acertaria.
Leia também: Como a nota do Enem é calculada?
10 erros que podem prejudicar sua nota no Enem 2024
Confira uma lista com 10 erros graves que podem te prejudicar no Enem 2024:
-
Rasura no cartão-resposta: Na hora de passar suas respostas para o gabarito, confira se está marcando a alternativa correspondente com a resposta da prova e não rasure, nem marque mais de uma alternativa na mesma questão, pois seu item pode ser anulado.
-
Fuga ao tema: Tenha atenção ao tema proposto na redação, se parte do texto for considerada desconexa, a redação será considerada como anulada.
-
Cor da caneta: A correção das provas do Enem é realizada por leitura óptica, no caso de utilizar caneta com qualquer tinta que não seja preta a leitura das suas repostas será impossibilitada.
-
Estrutura dissertativa-argumentativa: O texto da redação do Enem 2024 precisa seguir a estrutura dissertativa-argumentativa, que conta com três etapas - introdução, desenvolvimento e conclusão. Ou seja, é necessário apresentar um problema, desenvolver suas causas e consequências e, por fim, apresentar uma proposta de intervenção.
-
Tamanho do texto: O texto da redação do Enem devem ter mais de 7 linhas (mais de 10 se o candidato escrever em braile) e não deve ultrapassar as 30 linhas. Lembrando que sentenças copiadas dos textos de apoio serão desconsideradas na contagem das linhas.
-
Letra ilegível: Preste atenção na legibilidade da sua letra quando passar a redação a limpo, se dois avaliadores considerarem ela ilegível a redação será anulada. Veja dicas de caligrafia para o Enem.
-
Períodos longos: Os textos que ficam muitas linhas seguidas sem pontuação se tornam cansativos de ler, prejudicam a coerência e aumentam a chance de cometer erros gramaticais. Por isso, leia seu texto atentamente e repare se as orações estão ficando longas e, também, se mantém a coesão.
-
Falta de proposta de intervenção: Uma das competências a ser avaliada na correção da redação do Enem é a proposta de intervenção para problema apresentado. Ela deve respeitar os direitos humanos, ser objetiva e levar em consideração os seguintes elementos: agente (responsável por executar a solução), ação (o que será feito), modo/meio (como a solução será posta em prática) e efeito/finalidade (objetivo que se busca alcançar).
-
Tipo de prova: O Enem tem diferentes cadernos de provas, eles contam com as mesmas questões, mas dispostas em diferentes ordens. Por isso, ao identificar qual é a sua prova, é preciso se certificar que está marcando a opção certa.
-
Identificação na prova: Qualquer assinatura ou marca que possa ocasionar na identificação do candidato na folha de redação irá ser motivo para anulação da prova. Isso acontece por conta da necessidade de anonimato dos candidatos em relação aos corretores para garantir a isonomia e a igualdade de condições nas provas.